Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Farmacêutico vai poder prescrever remédio no balcão

Resolução do Conselho Federal de Farmácia libera profissionais para indicar medicamentos que não necessitam de receita médica

Analgésicos e antitérmicos poderão ser prescritos sem receita | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Analgésicos e antitérmicos poderão ser prescritos sem receita (Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo)

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que permite ao farmacêutico prescrever medicamentos que não necessitam de receita médica, como analgésicos e antitérmicos. O profissional poderá dar uma receita ao paciente, orientando-o sobre qual remédio deve usar, com base nos sintomas relatados, como febre, dor de cabeça e cólica. "Prescrever, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional", diz a resolução do CFF publicada ontem. As informações são da Agência Brasil.

Segundo Walter Jorge João, presidente do conselho, a medida é um avanço para a população, que em vez de ir comprar o medicamento sem nenhuma orientação vai contar com a ajuda de um profissional, que também será responsabilizado pelas consequências de uma prescrição inadequada.

A resolução reforça o papel do farmacêutico nos cuidados à saúde do paciente, determinando que é função desse profissional participar de discussões de casos clínicos "de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde" e analisar a prescrição de medicamentos nos aspectos legais e técnicos. A regulamentação prevê ainda que o farmacêutico poderá renovar a receita médica para pacientes da rede pública em situações específicas, como aqueles com doenças crônicas que precisam de medicação de uso contínuo. Esse dispositivo dependerá de regras e normas definidas pelo Ministério da Saúde.

Justiça

Em nota, o Conselho Federal de Medicina (CFM) disse que a resolução incentivará a automedicação, pois leva o doente a não procurar o médico, resolvendo os sintomas no balcão da farmácia, sem procurar saber as causas. Os médicos prometem recorrer à Justiça contra o CFF.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.