• Carregando...

O Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Rio Grande do Sul autuou hoje (1) uma farmácia e duas farmacêuticas por propaganda enganosa e indução a crime. A Farmácia Central, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, tinha um cartaz anunciando a venda de um produto que "permitia beber e passar no teste do bafômetro". As duas farmacêuticas foram suspensas pelo CRF, que instaurou inquérito para apurar responsabilidades.

Segundo o presidente do Conselho, Juliano da Rocha, a empresa anunciava o produto também pela internet. Ele disse que se trata de um produto lançado há um mês no mercado e que deve ser comercializado com receita médica, para o tratamento do alcoolismo crônico. Rocha explicou que o mesmo princípio ativo é usado em vários países, mas que não produz os efeitos anunciados pela farmácia. "Além disso, trata-se de incitação ao consumo de álcool antes de dirigir."

A imprensa gaúcha realizou um teste com um voluntário. Ele bebeu quatro latas de cerveja, usou o medicamento e fez o teste do bafômetro. Foi constatado 0,27 mg de álcool por litro de ar expelido. Ou seja, acima do índice permitido por lei. Um dos sócios da farmácia admitiu a fraude.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]