
Favela Vila Cidade de Deus, Favelinha Barigui, Favela Vila Torres. Esses são nomes incomuns para denominar bairros e vilas de Curitiba, mas, desde a semana passada, batizam três regiões curitibanas no aplicativo Google Maps. O "surgimento" das favelas na capital paranaense ocorreu no último sábado e provocou debates em redes sociais.
A favelização de Curitiba no mais popular serviço de mapas da internet pode ser notada com apenas uma palavra no aplicativo de mapas do Google. Basta digitar "Curitiba" para aparecerem três desses "aglomerados subnormais", nomenclatura dada pelo IBGE. Entre elas, há uma região batizada simplesmente como "Favela", onde na verdade está localizado o bairro Guaíra.
Com um pouco mais de zoom na ferramenta, o usuário notará, pelo menos mais quatro favelas, incluindo aí a Favela Vila Cidade de Deus, que, na verdade, é a Vila Sabará. Em redes sociais, usuários criticaram a inclusão dos locais como favelas e chegaram a dizer que o "Google estava trollando Curitiba" gíria da internet que significa "zoar", "tirar sarro".
Quem mora ou já morou no Sabará não gostou nada de o bairro ter sido rebatizado com o mesmo nome do filme brasileiro famoso pela violência de personagens como "Zé Pequeno". "Acho que mexe com a autoestima do morador, pois a Cidade de Deus é mostrada como uma região violenta e degradada. Além disso, a pessoa vai se lembrar daquele filme", afirma Elias Roberto Alves, 25 anos. Ele faz o curso de Gestão da Informação na Universidade Federal de Pernambuco, mas nasceu e se criou na Vila Sabará, em Curitiba.
Opinião semelhante tem Raul Balestra, 23 anos, morador da Vila Sabará. "Acho isso horrível. Hoje em dia, [o Sabará] não é uma favela. Temos todos os serviços e nosso índice de violência caiu muito", afirma o analista de sistema.
Street view
Se por um lado o destaque dado às favelas foi visto como algo negativo, por outro a inclusão de algumas novas ruas da Vila Sabará no sistema street view do Google foi avaliado com bons olhos por moradores e comerciantes da região. "Não sabíamos que estávamos no Google Maps. Mas acredito que isso valoriza o nosso serviço, pois fica mais fácil nos achar", afirma a operadora de telemarkting Cintia Grabasck.
O Google disse não conseguir precisar quantas novas ruas curitibanas foram incluídas no sistema. No Sabará, pelo menos 30 vias estão cobertas pela ferramenta, que possibilita navegar por elas a partir de fotos.
Comente
Você vive em alguma das regiões "favelizadas" pelo Google Maps? O que achou da atualização do aplicativo?
Deixe seu comentário abaixo ou escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As mensagens selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.



