Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Feira do Emprego e Capacitação Profissional começa com 10 mil pessoas

Evento acontece na Praça Osório, das 9 às 17 horas, e vai até o sábado. Segundo prefeitura, são ofertadas 5 mil vagas de emprego e estágio e 20 mil em cursos de capacitação

Confira o que abre e fecha neste feriado em Curitiba |
Confira o que abre e fecha neste feriado em Curitiba (Foto: )

No primeiro dia da Feira do Emprego e Capacitação Profissional, aberta na manhã desta sexta-feira (1º) na Praça Osório, Centro de Curitiba, o movimento de pessoas foi considerado grande pela prefeitura da cidade. Segundo os organizadores, 10 mil pessoas estavam no local antes mesmo da abertura do evento, que aconteceu às 9 horas. A feira vai até o sábado (2) e acontece das 9 às 17 horas.

Na feira, serão ofertadas cinco mil vagas de emprego e estágio e 20 mil vagas em cursos de capacitação. A feira reúne 83 empresas e instituições, entre empresas de recursos humanos, instituições de ensino e entidades do Sistema S (Sesc, Senac, Senai, Sest e Sebrae). As vagas para cursos de capacitação e qualificação têm inscrições e matrículas gratuitas.

Dados da secretaria municipal do trabalho apontam que as maiores demandas estão nas áreas de telemática, eletrônica, administrativo e oficinas mecânicas. A estimativa é que 150 mil pessoas estejam fora do mercado em Curitiba e região metropolitana.

A coordenadora do Instituto Araucária, Maria Elisa Macedo, disse à agência de notícias da prefeitura que a falta de qualificação é um dos principais motivos do desemprego. O diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes, acrescentou que, em muitos casos, há vagas, mas não há profissional qualificado. "É importante que o profissional se qualifique para poder disputar uma vaga em empregos, que exigem mais, mas pagam melhor", afirmou.

ProJovem

Durante a feira a secretaria do trabalho fará Carteiras de Trabalho e Previdência Social e inscrições para o programa ProJovem Trabalhador, que oferece sete mil vagas em cursos de capacitação. O objetivo do programa é criar oportunidades de trabalho, emprego e renda para jovens de 18 a 29 anos, que sejam membros de famílias com renda de até um salário mínimo por pessoa. Durante o curso, os participantes recebem um auxílio financeiro do Ministério do Trabalho e Emprego no valor de R$ 100,00 por mês, mediante a presença mínima de 75% das aulas.

A feira foi aberta com um culto ecumênico com participação do padre José Aparecido, da Ação Social da Arquidiocese de Curitiba, e do pastor Ari Freitas, da Igreja do Evangelho Quadrangular. Participaram também o arcebispo da igreja Ortodoxa Ucraniana Dom Jeremias Ferens, o Sheik Ibrahim, da Mesquita de Curitiba, e oito pastores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.