Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Turismo

Feriado na fronteira tem lojas e parque lotados

Proximidade do Natal e dólar baixo movimentam a região de Foz

 | Sossella
(Foto: Sossella)

Foz do Iguaçu – Quem optou por passar o feriado na região de Foz do Iguaçu conseguiu aliar o útil ao agradável. O movimento de turistas nas lojas de Ciudad del Este, no Paraguai, e no Parque Nacional do Iguaçu confirma a previsão otimista para o fim de ano na fronteira. A procura maior, mesmo antes do início da temporada de férias de verão, é vista como reflexo direto da proximidade do Natal, do incremento no turismo rodoviário, ainda em função da crise aérea, e da desvalorização do dólar.

Em algumas lojas de importados de Ciudade del Este, durante o feriado, o faturamento chegou a triplicar. "Se a comparação for com o ano passado, as vendas caíram pela metade. Mas, em relação às últimas semanas, a procura nestes dois dias triplicou", garante a vendedora Cristiane Bueno.

Entre os produtos mais procurados pelos turistas, beneficiados pelo dólar abaixo dos R$ 2, os eletroeletrônicos e equipamentos de informática estão no topo da lista. "As novidades em computadores e aparelhos de MP3 e MP4 têm a preferência", aponta a vendedora. O rigor dos órgãos federais no combate ao contrabando tem sido responsável pelo número cada vez maior dos chamados "turistas de compra". Os "laranjas", como são conhecidos os contratados para fazer chegar a mercadoria até os hotéis e depósitos no lado brasileiro, não são mais comuns como antes.

Se nos shoppings e lojas, o número de pessoas impressionava, na aduana da Receita Federal, o tempo de espera para a declaração das mercadorias trazidas do Paraguai chegou a três horas na quinta-feira. Ontem, mesmo sem o costumeiro reforço no quadro de fiscais – reservado para o feriado e para hoje –, o atendimento era feito em até uma hora. De acordo com o chefe da equipe aduaneira da Receita Federal na Ponte Internacional da Amizade, Paulo Bini, "devem ser atendidas em média 10 mil pessoas por dia". O esquema especial de fiscalização conta com 40 servidores por turno.

Cataratas

O final de semana prolongado também fez aumentar o movimento de visitantes nas Cataratas do Iguaçu. Na quinta, passaram pelos portões do parque 6.969 visitantes, volume 73% maior do que o registrado no mesmo feriado do ano passado, quando a unidade recebeu 4.008 turistas e moradores da região. Ontem, como já era esperado, o movimento sofreu uma leve queda e foram contabilizadas 6.491 entradas. Com as freqüentes altas, a expectativa é de que o parque volte a ultrapassar a marca de um milhão de ingressos no ano, a exemplo de 2005.

De janeiro até ontem, 889.613 pessoas haviam visitado o principal atrativo turístico do estado. Grande parte do movimento positivo se deve ao aumento no número de turistas do Paraná e de estados próximos como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente os que preferem viajar de carro ou ônibus. Os argentinos e paraguaios também somam uma parcela importante no número de visitantes – quase 30%. Nos hotéis, a ocupação média neste feriado é de 85%, conforme levantamento do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.