A agonia de cidadãos que necessitam de serviços públicos tende a aumentar neste período do ano, quando muitos servidores entram em férias. Com isso, cresce o tempo de espera pelo atendimento. É o que está acontecendo, desde o início do ano, com quem precisa tirar a carteira de identidade em Curitiba. Também quem depende dos serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) onde as longas filas já se tornaram crônicas deve ter muita paciência para ser atendido. Isso sem mencionar que, para chegar aos dois órgãos públicos, os curitibanos podem ter de enfrentar outra fila: a de espera pelo transporte coletivo, que também opera com frota reduzida neste meses de verão.
Disposição para enfrentar as filas pode não ser suficiente para garantir o atendimento, como relata a zeladora Raimunda Alves Gomes da Silva, de 46 anos. Depois de voltar para casa dois dias seguidos sem ser atendida no Instituto de Identificação do Paraná, só ontem a zeladora conseguiu o que queria. Para isso, chegou às 5 horas da manhã no posto da Rua José Loureiro, acompanhada da filha de 11 anos que precisa da carteira de identidade para fazer sua matrícula na escola.
A filha mais velha de Raimunda, Neusa Guimarães, 21 anos, também foi junto. Ela perdeu sua carteira e precisa apresentar o documento no novo emprego. Sem ter com quem deixar a filha de 4 meses, que ainda mama no peito, de madrugada, Neusa levou o bebê para fila.
Porém, nem todas as pessoas que foram para a fila do Instituto de Identificação ontem tiveram a mesma sorte de Raimunda e as filhas. As 180 senhas disponíveis acabaram por volta das 10h30, quando dezenas de pessoas ainda aguardavam, sem que nenhum funcionário alertasse que não adiantava mais esperar.
De acordo com o diretor do Instituto, Luís Fernando Artigas, o movimento nessa época do ano está atípico. Ele diz que o maior fluxo de pessoas se concentra nos meses de outubro e novembro, época em que as escolas informam que a carteira de identidade será necessária na hora da matrícula. "O movimento diário médio é de 80 pessoas por dia. Nós mais que dobramos o número de senhas e ainda assim não estamos dando conta", argumenta.
Ainda conforme o diretor, três outros fatores podem ter agravado a situação. As férias coletivas das 28 prefeituras da região metropolitana de Curitiba, que fazem aumentar a demanda na capital. "São menos 406 pessoas trabalhando a nosso favor", diz. Pelo menos 30 do total de 290 funcionários do próprio instituto estão de férias e ainda dez postos de atendimento de Curitiba estão fechados para readequação das estruturas. As unidades estão recebendo novos equipamentos, como parte do processo de modernização para emissão da carteira de identidade em até 24 horas.
Expectativa
O diretor do Instituto diz acreditar que as filas estarão menores a partir do próximo dia 17, quando a maioria das prefeituras volta a funcionar. Além disso, a reforma dos dez postos, prevista para acabar no dia 27, deve ser adiantada e concluída no próximo dia 20.
Enquanto isso, algumas medidas para ajudar a reduzir a fila podem ser tomadas pela população que procura o serviço . Artigas recomenda que os cidadãos procurem se informar antes de partir para a fila sobre a documentação necessária. "Isso agiliza o trabalho dos servidores e ainda evita que as pessoas permaneçam na fila sem necessidade", explica. Além disso, o diretor lembra que as pessoas que vão apenas retirar o documento não precisam ficar na fila. "Elas inclusive podem pegar a carteira à tarde, porque para retirar é bem rápido", conta.
Fora a unidade, da José Loureiro, no centro de Curitiba, os postos de atendimento nos bairros Portão e Bacacheri continuam funcionando.



