
Aliar comemoração com uma boa comida é o segredo de cerca de 50 festas populares que atraem o público em todos os cantos do Paraná. Influenciados pelos povos que colonizaram o estado, os paranaenses foram incorporando hábitos alimentares dos então novos habitantes, como alemães, italianos, poloneses e ucranianos, entre outros.
A presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, cita como exemplo os costumes dos imigrantes em conservar a carne de porco imersa na banha, usar a quirera de milho amarelo, o boi, o porco e o carneiro assados inteiros no rolete, além da carne assada em buracos aquecidos. "O município de Toledo, por exemplo, foi colonizado basicamente por alemães e talvez por isso o porco no rolete da cidade leve uma quantidade de temperos refinados, como a alfazema, a noz moscada, o alecrim e o vinho branco seco, mas não há como precisar a origem desse prato, uma vez que o costume de assar animais inteiros no espeto é comum a diversos povos", diz Juliana.
Indígena
Prato típico de Campo Mourão, o carneiro no buraco resgata o costume indígena de se cozinhar alimentos em buracos escavados no chão, para evitar o risco de provocar incêndios nas florestas. "O barreado, de influência portuguesa, originário dos sítios dos pescadores, é preparado há aproximadamente 200 anos em Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Morretes e Paranaguá", explica a especialista.
Passadas de pai para filho, essas tradições culinárias mantêm vivos os mais diversos pratos típicos do Paraná, que muitas vezes se traduzem em conhecidos e renomados eventos gastronômicos. "Essas festas populares geram fluxos turísticos, movimentando a economia local e gerando emprego e renda para as populações. Algumas delas conseguem atrair visitantes de determinada região no estado e outras, inclusive, com repercussão nacional", salienta Juliana Vosnika. As informações sobre o Calendário de Eventos Paraná 2014 estão disponíveis no site www.turismo.pr.gov.br.
Litoral
CARANGUEJO
O Festival do Caranguejo é tradicional nas praias de Pontal do Paraná. A festa, que acontece em janeiro, é uma iniciativa dos pescadores da região. Neste ano, o evento chegou à sua 12ª edição, com apoio da prefeitura do município, e recebeu cerca de 45 mil visitantes, a maioria deles é do próprio Paraná.
BARREADO
O barreado é daqueles pratos que precisam ser provados por quem visita Morretes e Antonina, por exemplo. De origem indígena, ele pode ser provado em qualquer época do ano. A iguaria ultrapassou fronteiras culturais e a disputa entre os municípios e se tornou o mais tradicional do Litoral paranaense.
Interior
CARNEIRO
Em Campo Mourão, a Festa do Carneiro no Buraco entra neste ano na sua 24ª edição. Anualmente, mais de 150 mil turistas comparecem à festa, que acontece no segundo final de semana de julho. Cerca de 140 tachos da comida são servidos e parte da renda arrecadada é destinada a entidades sociais. A iguaria foi criada por três pioneiros da cidade no início da década de 1960. A oficialização da comida como prato típico ocorreu em 1990. A primeira festa foi realizada logo no ano seguinte.
BOI NO ROLETE
A Festa Nacional do Boi no Rolete, que acontece em julho, foi criada pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon em 1978. O boi é assado inteiro, e é utilizado geralmente um animal de 250 a 350 quilos,sem a cabeça e partes internas. A cada ano o número de bois assados corresponde à idade do município. Neste ano, serão assados 54 bois, que demoram 16 horas para ficarem prontos. As cidades de Altônia, Engenheiro Beltrão, Planatlo, Ribeirão Claro, Santa Fé e Santa Terezinha do Itaipu também realizam a festa.
PORCO
Em Toledo, cerca de 30 mil pessoas participaram da 40ª Festa Nacional do Porco no Rolete em 2013, em setembro, quando foram assados 350 porcos. O evento tem concurso de melhor porco assado e melhor recheio. A festa começou em 1974, quando um agricultor teria sido desafiado por amigos. Na época, ele garantiu que sabia assar um porco inteiro recheado com temperos exóticos, enfiado em um espeto de madeira que girava com a ajuda de uma manivela. Nascia ali o prato típico da cidade, também comum ns cidades de Gaúcha, Mandaguaraçu e Sertaneja.



