Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Domingo polonês

Festa da Colheita receberá 15 mil pessoas amanhã

Rainha e princesas da Festa da Colheita: resgate da tradição na Colônia Murici | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Rainha e princesas da Festa da Colheita: resgate da tradição na Colônia Murici (Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo)

Os produtores rurais da Colônia Murici – São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba – esperam receber neste domingo 15 mil pessoas para a 24.ª Festa da Colheita, que comemora a boa safra de legumes, verduras e frutas do município. O evento, retomado em 2009 após intervalo de sete anos, resgata a tradição dos descendentes de poloneses.

Após missa e desfile de tratores e carros temáticos, serão servidos 8 mil pierogis (pastéis cozidos), 1,5 mil quilos de carne (500 quilos de costela no fogo de chão), 200 cabeças de repolho azedo, além de 1 mil quilos de risoto. Os visitantes devem levar pratos, colheres e guardanapos.

O resgate da tradição atrai o público para a colônia, diz a rainha da Festa, Danielle Vieria Sales. Escolhidas 1.ª e 2.ª princesas, Priscila Sary e Luciane Lipinski ajudam suas famílias diariamente na lavoura e contam que as chuvas complicaram a produção, mas não causaram grandes perdas. A comemoração anual, para muitos, é uma grande festa em família, diz Priscila, que tem 12 tios produtores de hortifrutigranjeiros.

Depois do almoço, haverá shows musicais. No fim da tarde, está previsto um show de prêmios de até R$ 4 mil. Será possível comprar peças de artesanato como toalhas, cestos, suportes para panelas. Quem parte de Curitiba chega à Colônia Murici virando à esquerda no primeiro sinaleiro após a entrada para o Aeroporto Afonso Pena e seguindo as placas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.