
O dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba, é comemorado hoje, mas os festejos estão sendo realizados desde a noite da última quinta-feira, quando teve início a quarta edição da Festa da Luz. Na abertura da comemoração, uma missa celebrou a reinauguração da Catedral Metropolitana, em reforma desde o ano passado. A comemoração segue até amanhã e deverá reunir aproximadamente 200 mil pessoas durante os quatro dias de festejo.
Na tarde de ontem, o segundo dia da festa foi marcado pela diversão para os jovens, com shows de música e boa concentração de grupos juvenis. A intenção é de que as atividades sirvam de preparo para a Jornada Mundial da Juventude (encontro internacional de jovens com o Papa Bento XVI), que será sediada no Brasil em 2013, explica o padre Waldir Zanon Júnior, vigário da paróquia de São Carlos Borromeu e assessor do Setor de Juventude da arquidiocese de Curitiba.
Para a jovem Sibeli Javorski, que há nove anos participa do grupo de Renovação Carismática Católica de Curitiba, celebrações que valorizam a participação de jovens precisam ser mais exploradas pelas igrejas. "Faltam oportunidades como a da Festa da Luz. Achei tudo muito bom e ousado. É importante estar no Largo da Ordem, justo um lugar onde há tantos jovens distantes de Deus."
Atrações
A Festa da Luz conta com 37 barracas de vários produtos, como artesanato, roupas, comidas e artigos religiosos. As barracas foram organizadas por membros de pastorais, paróquias e movimentos religiosos. O dinheiro arrecadado será investido na melhoria dos grupos participantes.
Hoje, os grandes destaques serão a procissão luminosa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e a Santa Missa Solene. O cortejo, marcado para as 17 horas, sairá da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe com destino à Catedral Metropolitana. A missa será celebrada às 18 horas, após a procissão.



