Aproximadamente 600 mil devotos são esperados nos 12 dias da 197.ª Festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, em Paranaguá, litoral do estado. A festa começou ontem e vai até 16 de novembro. A partir do tema "Mãe do Rocio, Sacrário do Senhor", os missionários redentoristas irão conduzir as celebrações religiosas e sociais do evento.
Para iniciar a celebração de Nossa Senhora do Rocio, uma procissão motorizada será realizada hoje, às 16 horas, pelos devotos, marcando o início da grande festa. Porém, um dos momentos mais emocionantes será a 7.ª Romaria Marítima da Mãe do Rocio, a ser realizada amanhã pela baía de Paranaguá, que remete ao encontro da imagem da Virgem, em 1648. Pescadores e marinheiros sentem-se abençoados pela Mãe do Rocio quando participam da Romaria que também será por intenção da preservação do meio ambiente, em especial da Mata Atlântica.
De acordo com a Reitoria do Santuário, um dos pontos mais altos da festa será a Procissão da Mãe do Rocio, que deverá reunir 100 mil fiéis no dia 15 de novembro, às 16 horas. Durante os dias dos festejos, os devotos e romeiros poderão prestigiar shows com artistas regionais e nacionais. Além dos feirantes, a festa oferece exposição de artesanato e gastronomia, entre outras atividades.
Em 1813 a Igreja oficializou a celebração da Festa de Nossa Senhora do Rocio com o decreto canônico e com as cerimônias conduzidas pelo padre Manuel de Santo Tomaz, com a participação de noveneiros, festeiros e romeiros. Desde essa época, a Igreja Católica realiza os festejos na primeira quinzena de novembro. Segundo o Provincial dos Redentoristas, padre Joaquim Parron, a Igreja contribui também com a promoção do turismo do município.



