Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aniversário

Festa pelos 80 anos do Cristo Redentor começa nesta terça-feira

Vigília de 80 jovens da Pastoral da Juventude e voo da Esquadrilha da Fumaça abrirão os festejos

O Cristo Redentor foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 | EFE/Antonio Lacerda
O Cristo Redentor foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 (Foto: EFE/Antonio Lacerda)

Os festejos pelos 80 anos do Cristo Redentor começam nesta terça-feira (11), a partir das 22 horas, com uma vigília de 80 jovens da Pastoral da Juventude no alto do Corcovado. Nesta quarta-feira (12), às 8 horas, haverá uma benção aos visitantes. Em seguida aviões da Esquadrilha da Fumaça vão sobrevoar o monumento, como no dia da inauguração.

Quiz: Teste seus conhecimento sobre o Cristo

Veja a galeria de imagens do Cristo Redentor

Haverá ainda uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, e a apresentação dos bustos de Heitor da Silva Costa e de dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio que levou adiante a ideia de construir a estátua. Às 18h em ponto, como informa a Arquidiocese, terá início, no Aterro do Flamengo, junto ao Monumento dos Mortos da Segunda Guerra Mundial, o Show da Paz, com mais de 30 atrações. Entre os artistas, Daniel Jobim, Marcos Valle, a jazzista Stacey Kent e Zeca Pagodinho.

Um dia antes do seu aniversário, o Cristo Redentor ganhou um presente da prefeitura do Rio. Um decreto do prefeito Eduardo Paes, que será publicado nesta quarta-feira, garante o tombamento municipal do monumento, já preservado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Paes também irá declarar, em outro decreto, o brasileiro Heitor da Silva Costa, responsável pelo projeto e construtor, o autor do Cristo.

A intenção da prefeitura é ajudar a encerrar a polêmica com os herdeiros do escultor franco-polonês Paul Landowski, que chegaram a reivindicar na Justiça os direitos sobre a imagem. Silva Costa cedeu os direitos autorais do projeto à Comissão do Monumento ao Cristo Redentor, sucedida pela Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor e pela Mitra Episcopal do Rio. Uma cláusula obrigava o construtor a obter a transferência dos direitos autorais de Landowski para a comissão, sob pena de rescisão do contrato. Paes afirma que o ato de reconhecimento do papel de Silva Costa no projeto é simbólico e servirá como registro histórico. "Chegou a hora de fazer o devido registro histórico, o reconhecimento oficial por parte do prefeito da autoria do Heitor da Silva Costa", disse Paes, acrescentando que desde 1990 o Cristo é tombado provisoriamente pela prefeitura.

Voltar

Voltar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.