Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Colônia

Festa Trentina põe Piraquara em destaque

A chuva não conseguiu desanimar as mais de 400 pessoas que viajaram neste domingo até Piraquara, região metropolitana de Curitiba, para a 5.ª Festa da Colônia. Embora um pouco abaixo do esperado – 500 convites foram colocados à venda –, ainda havia pessoas chegando para o almoço às 15 horas, boa parte delas animada pela possibilidade de comer um pedaço do queijo frito e tomar o vinho que fazem a fama dos produtores locais.

"É o queijo que faz mais sucesso", diz a moradora Roseli Garbuio. "Apesar do tempo", ela não poupou elogios à Festa Trentina. Ela também é chamada assim por congregar famílias de imigrantes italianos oriundos de Trento, várias descentes das 59 que vieram da Itália para o Brasil em 1878, formando a Colônia Santa Maria do Novo Tirol. A igreja e as primeiras casas construídas pelos trentinos e tiroleses são o marco zero de Piraquara.

Por ser uma área rica em mananciais, o município – que fornece 50% de toda a água consumida em Curitiba e região metropolitana – não tem muitas opções de subsistência. Não pode, por exemplo, abrigar fábricas. Então aposta no turismo e no talento dos seus habitantes para a produção agroartesanal – junto do queijo e do vinho, há geléias, bolos, salames e lingüiças.

Além do almoço, a festa contou com um café colonial, apresentações musicais – destaque para as tarantelas –, palestra sobre como conseguir cidadania italiana – feita por Ivanor Minatti, presidente do Circolo Trentino –, missa e até bingo. Contra a chuva, havia o bom humor e uma tenda que abrigava os participantes.

Gilmar Zach Clavisso, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo de Piraquara, explica que o evento faz parte dos esforços no sentido de implementar o turismo rural e a agroindústria (confira matéria nesta página). Sobretudo, é uma forma de confraternização das famílias de imigrantes que fazem parte da história paranaense.

Organizado pelo Circolo Trentino de Curitiba (formado por ítalo-brasileiros do Paraná e de Santa Catarina) em parceria com a prefeitura de Piraquara e a Trentotransforma (Associação dos Produtores Rurais de Agricultura Orgânica de Piraquara), o evento foi realizado em um local na encosta oeste da Serra do Mar, região de montanhas altas e cabeceira do Rio Iguaçu, com acesso por estrada de terra.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Contéudo exclusivo para assinantes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.