Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alimentação

Festas juninas e uns quilinhos a mais

Com pamonha, cachorro-quente e quentão dando sopa, é preciso moderação para não terminar o mês acima do peso

Veja qual o esforço necessário para queimar as calorias dos doces e salgados típicos da estação |
Veja qual o esforço necessário para queimar as calorias dos doces e salgados típicos da estação (Foto: )

Hoje, dia de Santo Antônio, foi dada a largada para degustar as delícias juninas. Chegou a época de comer pamonha, pé-de-moleque, cachorro-quente e beber o tradicional quentão. Mas os nutricionistas alertam: é preciso moderação para não terminar o mês de junho com uns quilinhos a mais.

Com valor calórico considerável por serem ricos em açúcar e gordura, os quitutes juninos são uma tentação para crianças e adultos. Em uma só festa, é difícil resistir a tamanha variedade de porções. Mas a nutricionista da rede Mundo Verde Thais Souza diz que ninguém precisa passar vontade nesta época do ano. A dica é comer com moderação. E como fazer isso?

Para quem quer controlar o peso, ela sugere as versões lights dos doces – que apresentam no mínimo 25% de calorias a menos em relação a um alimento tradicional. As paçocas lights, por exemplo, já estão disponíveis nos supermercados. Para quem é diabético, o ideal é consumir os doces diets – que excluem totalmente o açúcar.

Para não cair em outra armadilha típica das festas juninas – comer muitos tipos de doces em uma só festa – o ideal é optar por duas ou três variedades. "A mistura pode aumentar o valor calórico consumido", explica Thaís.

Se a festa junina for à noite, a chance de engordar é ainda maior. A nutricionista da academia Mobi Dick Fitness Carolina Pereira diz que à noite o metabolismo fica mais lento, por isso, quanto menos caloria a pessoa ingerir, melhor para ela. O problema é que, em uma só festa junina, uma pessoa consome em média 1,5 mil calorias (nesta conta estão incluídos uma unidade de milho, pipoca, pamonha, cachorro-quente, maçã do amor e quentão), quando o ideal é no máximo 600 calorias.

A quantidade representa mais da metade do que uma pessoa consome em um só dia, ou seja, uma média de 1,8 mil a 2 mil calorias, índice que pode variar de acordo com o peso, altura e sexo. "O segredo é comer de tudo um pouco, mas em pequenas quantidades", diz Carolina. Dançar e movimentar-se também ajudam a queimar as calorias extras, lembra.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.