
Dança, música, poesia, piada e, naturalmente, bonecos. Esta é a tônica do 19º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que acontece em Curitiba até o próximo domingo (14). A programação conta com 70 apresentações voltadas para públicos de todas as idades e gostos ao longo da semana.
Veja fotos da abertura do festival
Ao todo, são 31 companhias (oito internacionais e doze paranaenses) participam do festival. Os espetáculos são apresentados no Guairinha, Teatro José Maria Santos, em uma lona de circo na Praça Santos Andrade, na Biblioteca Pública onde as crianças que participarão da "noite na biblioteca" assistirão a uma peça, dia 13 e nos hospitais Pequeno Príncipe e Erasto Gaertner.
Abertura
A peça "Êh Boi", da companhia mineira Kabana marcou a abertura do festival na manhã deste domingo nas ruínas do São Francisco. O sol atraiu o bom público, que viu as histórias da reverência do sertanejo ao boi brasileiro.
Com performances de atores em pernas de pau, a peça traz esquetes interativas bem humoradas. A encenação conta com a participação do público enquanto os causos do ruminante são contados. Os atores convidam os espectadores a cantarem e dançarem ao longo dos 50 minutos de espetáculo.
Estrangeiros
Um destaque desta edição do festival é o retorno das peças de fora do país. Entre os grupos estrangeiros estão companhias argentinas, dois espetáculos do italiano La Capra Ballerina e o espanhol The Bag Lady Theater. Além das apresentações, uma exposição com bonecos de acervo dos grupos locais ficará no salão do Teatro Guaíra, onde o curta-metragem Um Filme de Bonecos, de Túlio Viaro, será exibido em sessões seguidas.
As apresentações nos teatros custam R$ 10. Em outros espaços, a entrada é gratuita.
Aberto o festival de teatro de bonecos









