O prazo para agendar atendimento na Polícia Federal chega a dois meses em Curitiba para quem precisa fazer o passaporte pela primeira vez ou então requerer um novo documento. A demanda aumentou por causa do período de férias, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal.
Quem está com o passaporte vencido deve pedir um novo documento. Não é preciso esperar o vencimento para providenciar outro.
Se a pessoa estiver com a passagem aérea marcada, poderá comparecer à sede da PF, bairro Santa Cândida, e tentar ser "encaixada" nos atendimentos do dia. É preciso chegar à sede da PF antes das 7 horas para pedir o encaixe.
Antes de comparecer à Polícia Federal é preciso acessar o site da www.dpf.gov.br e clicar no link "requerer passaporte". Será necessário preencher um formulário e gerar o protocolo. A seguir, deverá gerar a GRU (guia para pagamento da taxa). O próximo passo é fazer o pagamento da taxa, que é de R$ 156,07.
Depois dessas etapas e em casos de urgência, a pessoa deverá comparecer à sede da PF com a taxa paga, a documentação original exigida e a passagem marcada. Sem a passagem já com a data correta, a pessoa não conseguirá ser encaixada no atendimento de urgência e deve fazer o agendamento via site da PF.
Segundo a PF, o prazo para conseguir agendamento nas unidades da PF de todo o estado varia de um a dois meses. Em outras localidades, como São Paulo, a espera pode ser de até três meses.



