Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Raridade

Filhote Toninha é encontrado encalhado na Ilha do Mel

O animal, uma espécie de golfinho, morreu horas depois de ter sido socorrido. Segundo pesquisadores, animal não conseguiu acompanhar grupo por apresentar problema pulmonar

Filhote foi encontrado nas proximidades da praia de Encantadas, na Ilha do Mel, Litoral do estado | Laboratório de Ecologia e Conservação / Divulgação
Filhote foi encontrado nas proximidades da praia de Encantadas, na Ilha do Mel, Litoral do estado (Foto: Laboratório de Ecologia e Conservação / Divulgação)

Um filhote de Toninha, espécie de golfinho, foi encontrado encalhado e vivo por pescadores na praia de Encantadas na Ilha do Mel, no Litoral do estado, nesta sexta-feira (27). De acordo com informações do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o animal tinha algumas semanas de vida e morreu horas depois de ser socorrido.

A veterinária e pesquisadora do Centro de Estudos, Camila Domit, afirmou que a hipótese mais provável que os pesquisadores estudam é de que o filhote de apenas 63 centímetros de comprimento tenha nascido com uma má formação no pulmão. "Esse possível problema pode ter afastado o animal do grupo. Como ele não conseguia acompanhar os outros, ficou à deriva", explicou.

Várias marcas de dentes foram encontradas no animal. De acordo com a pesquisadora Camila, estas marcas foram feitas por outras Toninhas, que tentaram ajudar o pequeno animal. "Provavelmente a mãe ou outro adulto tentou salvar o filhote", comentou. Diversas amostras do animal foram coletadas para determinar níveis de contaminação e avaliar o provável fato que ocasionou a morte da Toninha, espécie de golfinho mais ameaçado da América do Sul.

Em extinção

A pesquisadora Camila Domit disse que o encalho do animal confirmou que a espécie utiliza o Litoral do estado como local de reprodução. Ela salientou que é preciso que a população tenha consciência e preserve as áreas e unidades de conservação. "Encontramos níveis de contaminação e lixo nos locais de reprodução desses animais. É preciso que haja um bom comportamento das pessoas para que possamos recuperar essas espécies", alertou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.