• Carregando...
Catracas controlam visita aos mortos: Quem for ao Cemitério Municipal de Maringá no Dia de Finados terá de passar obrigatoriamente por catracas. A medida busca verificar o número exato de visitantes que o local recebe no feriado.  A média de público calculada nos últimos anos é de aproximadamente 300 mil pessoas, mas nunca foi feita uma contagem precisa. Os equipamentos estão em funcionamento desde quarta-feira e seguirão controlando a entrada de público até domingo. O cemitério estará aberto das 8 às 18 horas | Divulgação/Prefeitura
Catracas controlam visita aos mortos: Quem for ao Cemitério Municipal de Maringá no Dia de Finados terá de passar obrigatoriamente por catracas. A medida busca verificar o número exato de visitantes que o local recebe no feriado. A média de público calculada nos últimos anos é de aproximadamente 300 mil pessoas, mas nunca foi feita uma contagem precisa. Os equipamentos estão em funcionamento desde quarta-feira e seguirão controlando a entrada de público até domingo. O cemitério estará aberto das 8 às 18 horas| Foto: Divulgação/Prefeitura

Tráfego rumo às praias deve ser intenso

Thomas Rieger, especial para a Gazeta do Povo

Quem pretende ir ao Litoral do Estado durante o feriado de Finados vai precisar ter paciência e atenção redobrada. De acordo com a concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e as praias, há expectativa de um movimento até 40% maior neste fim de semana, com 75 mil veículos circulando nos dois sentidos.

No sábado, no km 71 da rodovia, sentido Litoral, o acesso ao Cemitério Senhor do Bonfim terá um reforço na sinalização entre as 7h30 e 18 horas por um percurso de três quilômetros. Além disso, no km 24 da via, sentido Curitiba, continuam as obras de reconstrução da ponte sobre o Rio Sagrado, o que deixa parte do tráfego interditado até dezembro.

Na BR-376, que liga o Pa­­raná ao litoral de Santa Catarina, a expectativa gira em torno de 20% de aumento no movimento durante os três dias.

O curitibano que pretende visitar os cemitérios da cidade amanhã, no Dia de Finados, encontrará diversas celebrações e terá um esquema especial de trânsito e transporte coletivo. Os portões abrem entre 7 e 8 horas, e a visitação se estende até 18 ou 19 horas (veja abaixo). Por causa do horário de verão, algumas administrações resolveram ampliar o horário até mais tarde. Os memoriais também abrirão no domingo.

INFOGRÁFICO: Veja o que abre e fecha no feriado

A homenagem aos mortos no Cemitério Municipal Água Verde ocorre às 9 horas, em missa ministrada pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, e animada pelo padre Reginaldo Manzotti. A cerimônia ocorre na Praça Sagrado Coração de Jesus, em frente ao cemitério. No São Francisco de Paula, a missa das 10 horas será celebrada por dom José Mario Scalon Angonese e a das 15 horas, pelo padre Paulo Botas.

No Cemitério do Bo­quei­rão, a partir das 8 horas, haverá orações e distribuição de panfletos por integrantes da Igreja Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. No Ce­mitério Santa Cândida, a homenagem terá teatro e música organizada pela 1.ª Igreja do Evangelho Quadrangular. Os evangélicos também se fazem presentes no Parque Jardim da Saudade, no Fazendinha, a partir das 10h30, em cerimônia organizada pela Igreja Assembleia de Deus.

Deslocamento

O sistema de ônibus vai operar em escala de domingo, mas haverá reforço nas linhas que levam aos cemitérios. A lista com os ônibus e os cemitérios atendidos pode ser consultada no site da prefeitura de Curitiba. Agentes de combate à dengue estarão nos locais orientando os visitantes sobre colocação de vasos, evitando criar focos de proliferação do mosquito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]