Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Urbanismo

Fiscalização em construção, só com pedido

Prefeitura já concedeu 1.432 alvarás para obras neste ano, mas vistorias não são constantes. Vizinhos incomodados devem ligar para a Central 156

Silvia Scheid teve problemas com uma obra no terreno vizinho: ajuda só veio quando ela entrou em contato com a Cosedi | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Silvia Scheid teve problemas com uma obra no terreno vizinho: ajuda só veio quando ela entrou em contato com a Cosedi (Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo)

Barulho, poeira e outros incômodos são comuns em qualquer construção, mas quando há risco para o entorno é preciso pedir ajuda. Em Curitiba, mesmo com o número significativo de novas construções – só neste ano, 1.432 alvarás já foram liberados –, essa ajuda só é possível com denúncia à Central 156 ou diretamente na Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU). Segundo a SMU, há vistorias na liberação e na conclusão do projeto (necessárias para a concessão do Habite-se). Durante a obra, no entanto, não há um trabalho ostensivo de fiscalização.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.