Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Londrina

Florada do ipê rosa colore as ruas em Londrina

Segundo o biólogo José Eduardo Ribeiro, a escassez de água no inverno colaborou para a grande quantidade de flores

Museu do Louvre tem agora uma ala islâmica | Ed Alcock / The New York Times
Museu do Louvre tem agora uma ala islâmica (Foto: Ed Alcock / The New York Times)

O inverno marcado pelo tempo seco, com uma estiagem de mais de dois meses em Londrina, pode ser uma das causas da exuberante florada dos ipês na cidade. Depois das espécies amarela e branca, chegou a vez do ipê rosa. Espécie nativa do Brasil, o ipê tem em sua florada uma de suas características mais especiais. "Cada espécie tem o seu próprio tempo reprodutivo. Duas cores diferentes de ipê não florescem juntas para evitar o cruzamento entre as espécies", explicou o biólogo José Eduardo Ribeiro.

As floradas dos ipês deste ano chamaram a atenção de Ribeiro, que mora em Londrina desde 2009. Segundo o biólogo, o longo período de seca colaborou para a grande quantidade de flores nas árvores. "A planta passa por um tipo de estresse devido à escassez de água. Isso altera o relógio biológico, e faz com que as espécies apresentem floradas tão grandes", comentou.

Mas a beleza das flores, na visão de Ribeiro, acaba sendo uma consequência da situação atípica pela qual a planta passou. "A planta ‘entende’ que, sem água, vai morrer. Numa última tentativa de se reproduzir, lança mão de uma grande florada", revelou o biólogo. E não são só os ipês que adotam essa estratégia. "As perobas apresentam uma florada a cada dois anos. No ano passado, os espécimes da Mata do Godoy já haviam mostrados suas flores. E, nesse mês de agosto, as árvores estavam floridas novamente".

Temperaturas continuam baixas

O inverno na cidade foi marcado pelo tempo seco e calor acima da média, com picos de 36 graus. A primavera em Londrina chegou derrubando as temperaturas. Na madrugada desta quinta-feira (27), os termômetros atingiram a casa dos 7 graus, segundo o Simepar. E, pelo menos até o final de semana, as baixas temperaturas devem prevalecer na região norte do estado.

O meteorologista Reinaldo Kneib explicou que essa condição de tempo está mais próxima da normalidade do período. "A expectativa é que a partir da próxima semana as temperaturas se estabilizem. A primavera sempre é marcada por 3, 4 dias de temperatura em elevação, seguidos por uma leve pancada de chuva", comentou o meteorologista. De acordo com Kneib, essas mudanças devem permanecer até a chegada do verão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.