Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

Foguete brasileiro sobe, mas carga útil se perde

Lançamento foi adiado quatro vezes

Brasília – O Brasil conseguiu lançar o foguete VSB-30, mas perdeu no mar a carga útil do veículo de sondagem com os nove experimentos científicos que levou ao espaço. As equipes de resgate da Aeronáutica tentaram encontrar o módulo durante toda a tarde de ontem, mas desistiram da busca ao cair da noite, informou o comando da missão.

Segundo cálculos da base espacial, a carga útil deve ter caído no mar por volta das 12h40. Sem sucesso, dois helicópteros da Força Aérea e um navio da Marinha estavam de prontidão para completar a Operação Cumã2. "Não há nenhuma chance de encontrar a carga útil. A maior probabilidade é de que tenha afundado", afirmou o coordenador-geral da operação, tenente-coronel Fausto Ivan Barbosa.

Esta seria a primeira vez que o Brasil lançaria experimentos ao espaço em um foguete próprio, a partir de um centro militar localizado em território nacional. O objetivo era analisar os experimentos em ambiente de microgravidade. Alguns dos testes, no entanto, ainda podem ser aferidos remotamente, por telemetria. Com o custo de 1,25 milhão de dólares, o VSB-30 fez um vôo de 20 minutos, sendo cerca de 6 minutos e meio em situação de aparente ausência de peso. Um pára-quedas acoplado à carga útil garantiria a queda do módulo sem que o conteúdo submergisse. A hipótese mais provável é de falha nesse aparelho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.