Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cultura

Foi Carmen abre Mostra de Teatro Contemporâneo de Maringá

Espetáculo, que será apresentado gratuitamente na terça-feira, faz homenagem à Carmen Miranda e ao mestre do Butô, Kazuo Ohno, com direção de Antunes Filho

Espetáculo Foi Carmen faz homenagem a mitos do Brasil e do Japão | Emidio Luisi/Divulgação
Espetáculo Foi Carmen faz homenagem a mitos do Brasil e do Japão (Foto: Emidio Luisi/Divulgação)

A abertura da Mostra de Teatro Contemporâneo de Maringá ocorre às 20h30 de terça-feira (7) no Teatro Marista, com o espetáculo Foi Carmen, do Grupo de Teatro Macunaíma & Centro de Pesquisa Teatral do Sesc. A entrada será gratuita.

A peça é uma homenagem ao mestre da dança Butô, Kazuo Ohno, e aos 50 anos da morte de Carmen Miranda, em uma montagem do diretor Antunes Filho. De acordo com o ator Emerson Danesi, o espetáculo faz a junção de um mito japonês e de um mito brasileiro.

"Na peça, não há expressão na língua portuguesa. Utilizamos uma língua inventada para brincar com a questão da linguagem universal da expressão corporal", explica Danesi.

O figurino do espetáculo foi inspirado na extravagância dos trajes que compuseram o visual de da "Pequena Notável", Carmen Miranda. A montagem teve sua estreia nacional no Festival de Teatro de Curitiba deste ano e depois foi apresentada no Japão, com a presença do homenageado Kazuo Ohno.

Mostra

A Mostra de Teatro terá 15 espetáculos, cinco oficinas, uma palestra, uma exibição de filme e uma apresentação de resultados de oficinas. Na programação está também o mais recente vencedor do Prêmio Shell na categoria Melhor Direção, Luis Antonio – Gabriela, da Cia. Mungunzá.

Outras duas peças, Cartas de Rodez, do grupo Amok (RJ), e Quem Não Sabe Mais Quem é, o Que é e Onde Está Precisa se Mexer, da Cia. São Jorge de Variedades (SP), também já ganharam o prêmio em outras categorias.

Além disso, nomes como Lorena Lobato (SP), Circo do Silêncio (SP), Balaio (SP), Wellington Duarte (SP), Luiz Päetow (SP) e Cia Práxis (SP) estão confirmados.

Histórico

Na primeira edição, em 2011, a Mostra de Teatro Contemporâneo devolveu aos maringaenses a oportunidade de discutir por meio da arte temas urgentes da sociedade, tal como era frequente nas décadas de 1970 e 1980, por conta dos festivais de teatro amador e profissional, promovidos graças a parcerias entre associações de artistas, iniciativa privada e apoio estatal.

A mostra atingiu números expressivos em 2011: lotação total em todos os espetáculos teatrais, filmes, palestras e leituras dramáticas; vagas esgotadas em todas as oficinas de teatro e de dança e sucesso de crítica, trazendo importantes grupos como Club Noir, Cia. do Latão, CPT, Circo do Silêncio, entre outros.

Mais informações sobre a programação no site do evento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.