Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Visita internacional

“Fora Bush” leva milhares de manifestantes às ruas

17 estados tiveram protestos contra presidente dos EUA

Caçado em campo, Dinelson reclama de violência dos zagueiros | Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
Caçado em campo, Dinelson reclama de violência dos zagueiros (Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo)

São Paulo – Lojas do McDonald’s atacadas, bandeiras dos EUA queimadas, bonecos de George W. Bush enforcados. Milhares de pessoas ontem foram às ruas em 17 estados para protestar contra a chegada do presidente norte-americano a São Paulo.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, um confronto entre manifestantes e policiais deixou cinco feridos – três manifestantes, uma tenente da Polícia Militar e um fotógrafo. Durante a manifestação, a Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes que entraram em confronto com PMs. Os manifestantes responderam com pedras e paus. Segundo a PM, 6.000 pessoas estavam no local. A organização do evento falava em 20 mil pessoas.

No Rio de Janeiro, cerca de 300 pessoas, incluindo estudantes e militantes de PSTU e PSol, cercaram com uma corda o consulado norte-americano. Eles jogaram um saco plástico com tinta vermelha em um segurança. Em São Luís (MA), o governador Jackson Lago (PDT), usando um boné do MST, participou do enforcamento de um boneco representando Bush. A manifestação, assim como no resto do Brasil, também celebrou o Dia Internacional da Mulher. Lago afirmou que a data simbolizava a "crueldade e a dureza do grande capital estrangeiro no país e a luta das mulheres por seus direitos".

Em Goiânia (GO), manifestantes ligados à Via Campesina e ao MST elegeram as lojas do Wal-Mart e do McDonald’s como alvos. Cerca de 800 pessoas atiraram tomates na lanchonete. Durante uma passeata, foi enforcado e queimado um boneco de Bush. Na Bahia, 3.500 pessoas participaram de uma caminhada no centro de Salvador. Com um trio elétrico para animar o público, o protesto, comandado pelo Grupo Gay da Bahia, começou com a queima de três bonecos representando o presidente dos EUA. Os cartazes diziam "Fora Bush, abaixo o imperialismo americano machista e homofóbico".

No Ceará, 600 pessoas ficaram em frente a uma loja do McDonald’s de Fortaleza exibindo uma faixa que dizia "Bush, inimigo número um da humanidade". Em Manaus (AM), 200 estudantes usaram máscaras de Bush com o bigode de Hitler e levaram faixas contrárias ao presidente nas quais se lia "Bush, tira as patas do Iraque".

Já em Porto Alegre (RS), estudantes e sem-terra queimaram bandeiras dos EUA e um boneco de Bush. A manifestação não poupou o presidente Lula. Para os estudantes, Lula é "amigo" de Bush. Também houve protestos em Alagoas, Sergipe, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Pará, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais e Pernambuco.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.