Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Qualidade de vida

Formas de trabalhar os elementos musicais em terapia

Há diversas formas de trabalhar os elementos musicais em terapia. Os objetivos também variam conforme cada método utilizado

- Improvisação: o paciente faz música tocando, cantando, criando uma melodia, ritmo ou som e pode usar sua voz ou o instrumento que preferir. É indicado para desenvolver espontaneidade, criatividade, liberdade de expressão e senso de identidade.

- Recriação: compreende a reprodução musical. Indicada para quem necessita desenvolver habilidades sociomotoras, aprender comportamentos adaptados, manter a orientação de realidade e dominar diferentes papéis comportamentais.

- Composição: o paciente é auxiliado na escrita de músicas, letras ou peças instrumentais. Indicado para quem precisa tomar decisão, se comprometer, identificar e desenvolver temas, organizar sentimentos e pensamentos.

- Audição: é a forma mais conhecida e utilizada. Por meio dela é observada a reação do paciente à música, que pode ser gravada ou tocada ao vivo. Facilita os processos de revisão da vida nos idosos e ajuda no estímulo de fantasias, associações e memórias.

Fontes: especialistas consultados e livro Musicoterapia, desafios entre a modernidade e a contemporaneidade, de Marly Chagas e Rosa Pedro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.