Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaças à liberdade e soluções

“No Brasil, a liberdade está sempre ameaçada”, diz organizadora do Fórum da Liberdade

Fórum da Liberdade reúne mais de 70 palestrantes para discutir os desafios sociais, econômicos e jurídicos do Brasil.
Fórum da Liberdade reúne mais de 70 palestrantes para discutir os desafios sociais, econômicos e jurídicos do Brasil. (Foto: Vini Dalla Rosa / IEE / Divulgação)

Ouça este conteúdo

Em cada um dos aspectos da vida, da educação ao empreendedorismo, passando pela política e pela expressão de opiniões, a liberdade é fundamental. Mas ela precisa ser conquistada e preservada todos os dias, uma missão especialmente difícil no contexto atual. Daí a relevância do Fórum da Liberdade, uma realização do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), fundado em Porto Alegre (RS) em 1984. O evento chega à 38ª edição, com programação nos dias 3 e 4 de abril.

“A edição é pautada no poder das escolhas individuais e bem informadas. Queremos convidar os participantes a escolher caminhos, a formar opiniões, de forma embasada. Por isso o tema deste ano é ‘Coragem para escolher’”, afirma a engenheira Paola Coser Magnani, presidente do IEE. É a terceira mulher eleita para o cargo, de forma consecutiva.

“Os fatos [que ameaçam a liberdade no Brasil] são inegáveis e difíceis de ser combatidos. Mas, no Brasil, a liberdade está sempre ameaçada. Daí a relevância do evento, que dá voz à capacidade de analisar, de maneira nua e crua, sem vieses, sobre os mais variados aspectos da vida em sociedade” diz Magnani.

Destaques da programação

São mais de 70 palestrantes, distribuídos em três palcos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2024, foram seis mil inscritos, o que faz do evento o maior espaço de debates sobre a liberdade da América Latina.

O primeiro painel do palco principal reúne Pedro Bartelle, CEO da Vulcabrás, Sônia Hess, empreendedora e ex-presidente da Dudalina, e Laércio Cosentino, fundador e presidente do Conselho de Administração da TOTVS.

O encontro seguinte debate os caminhos para a educação, com presença de Johanna Karanko, embaixadora da Finlândia no Brasil, Leonardo Pascoal, secretário de Educação de Porto Alegre, e Renato Feder, empresário e Secretário de Educação do Estado de São Paulo. "O Brasil investe muito em educação, mas o retorno é pífio. É preciso fazer escolhas melhores", diz Magnani.

Na sequência, Renata Abravanel, filha do apresentador Silvio Santos, recebe em nome do pai o Prêmio Liberdade de Imprensa, criado pelo IEE em 2007, com o objetivo de homenagear pessoas dedicadas ao desenvolvimento do pensamento crítico.

Palestrantes de relevo

A sexta-feira, por sua vez, é marcada tem painéis distribuídos ao longo de todo o dia, a partir das 9h. Destaques para as presenças de Gustavo Montezano, ex-presidente do BNDES e CEO da YvY Capital, Edu Lyra, fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, Nikolas Ferreira, deputado federal por Minas Gerais, Fleur Hassan-Nahoum, ex-vice-prefeita de Jerusalém, e os governadores do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, Eduardo Leite e Romeu Zema.

Ao longo dos encontros, o objetivo é debater o quanto a grandeza do potencial do Brasil colide diariamente com um Estado cada vez mais presente, com polarização crescente e relativização da verdade.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.