
O repórter fotográfico da Gazeta do Povo Brunno Covello venceu a etapa Regional Sul do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Trabalho (MPT) 2015. O trabalho, realizado durante a cobertura das manifestações dos professores em fevereiro deste ano, foi o melhor avaliado na categoria Fotografia. O trabalho “Assembleia tomada e confronto levam à retirada de Pacotaço”, de Covello, disputará agora o prêmio nacional do MPT.
Na época, o governo tentava cortar uma série de benefícios dos servidores públicos estaduais. O projeto, que ficou conhecido como “pacotaço”, havia sido enviado para a Assembleia para ser votado em regime de comissão geral, sem o trâmite tradicional.
“A foto foi na hora da invasão da Assembleia Legislativa no dia da votação do pacote. Foi quase uma cena de filme. Na hora em que os professores passaram a barreira policial, começou a chover”, relata Covello. A imagem mostra um policial militar dando uma “gravata” em um professor. Covello conta que esta foi uma das fotos mais difíceis de fazer ao longo de sua vida profissional. “A imagem representa o fotojornalismo na essência”, comenta.
O resultado final será conhecido em 14 de agosto, em cerimônia em Brasília. Ao todo, o prêmio distribui quase R$ 400 mil em oito categorias e dois prêmios especiais. Cerca de 250 trabalhos jornalísticos se inscreveram nesta segunda edição.



