
Lideranças de Foz do Iguaçu reúnem-se hoje para eleger três temas prioritários para o desenvolvimento da cidade. A escolha será realizada durante o evento Atitude Foz, no Hotel Mercure Internacional. Em pesquisas anteriores, como Fórum Futuro 10 e Retrato Foz, realizadas a pedido da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afirmou que considera essenciais ações nas área do turismo, da saúde, da educação e da infraestrutura do transporte.
As propostas em votação são cinco. A primeira pede a transformação do centro de Foz do Iguaçu em atração turística. A segunda define que, a partir da educação, haja melhoria na empregabilidade e geração de renda. Uma terceira proposta quer transformar Foz do Iguaçu em centro de referência em saúde pública. Transformar a Ponte da Amizade em cartão postal de Foz do Iguaçu e duplicar a BR-277, no trecho entre Medianeira e Cascavel, são as últimas duas ideias.
Os três temas escolhidos hoje, entre as cinco propostas, serão levados à votação popular nos dias 16, 26 e 30 de outubro por meio de uma urna eletrônica que ficará na Avenida Brasil, principal via comercial da cidade. A RPC também disponibilizará, entre os dias 15 de outubro e 6 de novembro, o site www.rpctv.com.br/atitudefoz e o telefone (45) 3520-4599 para a população expressar a opinião. O tema mais votado passará a ser uma bandeira da região e foco de campanhas e reportagens da RPCTV Cataratas no próximo ano.
A votação faz parte da segunda fase do Atitude Foz, um projeto social da RPCTV Cataratas e do Instituto RPC, voltado para mobilizar a sociedade em defesa dos interesses da região.
Para o professor e sociólogo José Afonso de Oliveira, a preocupação com a educação, um dos temas em evidência, é válida porque representa uma inquietação mundial. "Nós estamos em um mundo que mudou. Hoje, para gerar capital é preciso ter conhecimento", diz.
Em Foz do Iguaçu, o investimento em educação é uma necessidade, conforme mostrou a pesquisa Retrato Foz, realizada em 2008 pelo Instituto Ethos a pedido da RPC. De acordo com a pesquisa, 47% dos adolescentes de 16 e 17 anos da cidade estão fora da escola e 76% dos que têm 18 a 24 anos também não estudam. Os jovens abandonam precocemente os estudos para trabalhar e, com o tempo, a falta de qualificação compromete o futuro deles. Outro tema, a duplicação da BR-277 entre Medianeira e Cascavel, que minimizaria o número de acidentes constantes no trecho de pista simples, que é pedagiada, já se tornou uma campanha das associações comerciais da região Oeste.
O fortalecimento da área da saúde também é considerado fundamental para Foz do Iguaçu porque a cidade atende, além da população local, brasileiros que vivem no Paraguai. Já investimentos na Ponte da Amizade e no centro de Foz contribuiriam para a melhoria da imagem da cidade.



