Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Referências

Frases que fizeram história

Declarações célebres, feitas em diferentes momentos da história, são repetidas nos dias de hoje em diversos contextos

 |

As frases muitas vezes foram ditas em um momento de desespero, de raiva ou de protesto. E os autores de muitas delas provavelmente não imaginariam que um simples dizer ganharia fama no mundo e seria usado até como ditado popular para ilustrar tantas outras situações. Quem, por exemplo, já não disse por aí que tal obra pública é um elefante branco? O ex-presidente João Fi­­guei­­redo, para se queixar dos excessivos gastos de seu sítio, reproduziu a frase que, na verdade, era muito usada no reino de Sião (Ásia – século 14 a 18). Consistia, segundo o pesquisador Dionísio da Silva, pró-reitor de Cultura e Extensão da Fa­­cul­­dade Estácio, no gesto de o rei dar um elefante branco aos cortesãos que caíam em desgraça. Por ser um animal sagrado, não poderia ser vendido, recusado e muito menos morto. Restava, então, a quem ganhou o animal, alimentá-lo e acomodá-lo com luxo sem re­­ceber nada em troca, mesmo que passasse por um período de miséria.

Na História existiram frases que chegaram a instituir uma data especial, como a proclamada por D. Pedro I: "Diga ao povo que fico." Ao decidir permanecer no Brasil e ir contra as ordens da corte portuguesa, o imperador, com o que disse, marcou o Dia do Fico em 9 de janeiro de 1822. Em busca da origem de algumas expressões, listamos abaixo outras dez frases históricas e literárias. Você sabe dizer em que contexto elas foram pronunciadas?

* * * *

"Não se pode governar um país que tem 246 variedades de queijo."

General Charles de Gaulle, militar na Segunda Guerra Mundial e estadista francês, acreditava ser difícil governar um país com tantas variedades de queijo, mas os franceses, famosos pela atenção que dão à culinária, reclamaram muito de Gaulle e pouco dos queijos que sempre produziram.

"Trancai vossas bibliotecas, se quiserdes; mas não há barreira, fechadura ou ferrolho que possais colocar na liberdade de minha consciência."

Virginia Woolf, a escritora inglesa que escreveu criticando a censura que sofriam os romances feitos por mulheres no início do século 19 e levantou ainda a crítica para as universidades predominantemente masculinas na época.

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."Machado de Assis, a frase é do personagem Brás Cubas escrita no final da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. No livro, ele é um defunto-autor/narrador fracassado.

"A imaginação é mais importante que o conhecimento" Albert Einstein, esta era uma das filosofias de vida do homem conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Para ele, o conhecimento era algo limitado, mas a imaginação envolvia o mundo.

"O sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão"Antônio Conselheiro, a profecia do místico Antônio Vicente Mendes Maciel era a de que o sertão iria alagar – teoria que aconteceu na prática em algumas regiões atualmente.

"Que nojo o mundo, este jardim de ervas daninhas."Willian Shakespeare, das inúmeras frases famosas da obra Hamlet (século 16.), que tem um príncipe tentando vingar a morte do pai e de pano de fundo trabalha a exploração de temas como a moralidade, corrupção e traição.

"Não encontre um defeito, encontre uma solução. Qualquer um sabe queixar-se."Henry Ford, o primeiro homem a produzir, em massa, veículos a um preço reduzido. Ele foi o fundador da Ford Motor Company. Henry (1863 – 1947) foi contra os sindicalistas em suas fábricas e procurou melhorar a qualidade de vida de seus trabalhadores reduzindo a carga horária de trabalho.

"Sigam-me os que forem brasileiros."Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), o patrono do exército brasileiro falou a frase em um momento dramático da Guerra do Paraguai, a Batalha de Itororó. Era vital para as tropas aliadas atravessar o Rio Itororó, mas os paraguaios infligiam numerosas baixas aos brasileiros. À beira da derrota, Caxias desembainhou a espada, gritou a frase com entusiasmo descomunal, tomou a dianteira, atravessou a ponte, acompanhado por toda a tropa, e venceu a batalha.

"Quando o português chegou, debaixo duma bruta chuva, vestiu o índio. Que pena! Fosse uma manhã de sol, o índio tinha despido o português."Oswald de Andrade, no poema que se refere ao descobrimento do Brasil e foi feito em 1925. Trata-se de uma crítica ao modo como os portugueses trataram os índios ao chegar no país.

"É tempo de murici. Cada um cuida de si."Atribuída ao coronel Pedro Nunes Tamarindo, ao ver que a campanha da terceira expedição do Exército contra Canudos havia ido para o brejo. Com a morte do coronel Moreira César, Tamarindo "assumiu" o comando, mas na prática abandonou a tropa. Disse a frase ao ser questionado por um de seus soldados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.