
O inverno começa amanhã com temperaturas baixas, mas não há previsão de marcas negativas nos próximos dias. A mínima prevista deve ficar em torno dos 4 °C no Centro-Sul e vai aos 7 °C em Curitiba. Os moradores de Palmas amanheceram ontem com termômetros marcando 2,6 °C, a menor temperatura do dia no estado. Na capital, os termômetros baixaram para 8,9 °C. Em Guarapuava, a temperatura mais baixa do dia foi de 6 °C e chegou aos 8 °C em Ponta Grossa.
A massa de ar frio que chegou ao Sul do país e fez despencar a temperatura na região castigou os moradores de Urupema, na serra catarinense. Os termômetros marcaram -7,7 °C, segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Até as 10horas da manhã, os parques e gramados permaneciam congelados.
Sexta fria
A previsão do Instituto Simepar é de que a massa de ar frio mantenha as temperaturas baixas para os paranaenses durante a manhã, mas, por causa da nebulosidade, os índices não serão tão baixos quanto em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Samuel Braun, "para as temperaturas ficarem mais baixas e ocorrer geadas, é necessário que haja poucas nuvens".
A tendência é de que os termômetros subam um pouco na região Centro-Sul, com mínima de 4 °C para Palmas. "Mas as tardes vão permanecer frias, também por causa da nebulosidade, que impede uma variação maior de temperatura", diz Braun.
A variação entre mínima e máxima deve ser menor ainda em Curitiba, onde o tempo deve ficar ainda mais encoberto do que em Palmas. Com mínima de 7 °C, a máxima na capital deve chegar aos 16 °C na sexta.
Interior
Para o restante do estado, os termômetros chegam a 23 °C no Norte e Noroeste. Até domingo, a previsão é que as nuvens deixem o estado e os termômetros subam aos poucos nos municípios, mas com manhãs mais frias. Chuvas estão previstas somente para segunda-feira no Oeste e Sudoeste.



