Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TRANSPORTE COLETIVO

Fruet sanciona nova gratuidade no transporte coletivo

Projeto de lei que isenta ostomizados do pagamento da tarifa nos ônibus de Curitiba ainda depende de regulamentação

O prefeito Gustavo Fruet sancionou, no último dia 27 de abril, mais uma possibilidade de gratuidade no transporte coletivo de Curitiba. De autoria do vereador Zé Maria (PSD), o projeto que isenta ostomizados do pagamento da tarifa ainda depende de regulamentação para passar a vigorar. A sanção do chefe do executivo foi divulgada nesta terça-feira (5), no site da Câmara de Vereadores.

Segundo o projeto sancionado por Fruet, terão direito à isenção ostomizados que comprovem carência financeira ou que se enquadrem nas faixas de renda que ainda serão definidas. Ostomizados são pessoas que tiveram parte do intestino removida e precisam utilizar bolsas de colostomia para armazenar fezes e urina.

Impacto

De acordo com dados da Urbs, as isenções têm um impacto de 13,99% na composição da tarifa técnica – são 3,5 milhões de viagens por mês. Nessa conta entram, por exemplo, idosos, carteiros, estudantes, oficiais de justiça e pessoas com deficiência – esses últimos fazem, em média, 486 mil viagens por mês.

A incorporação dos ostomizados entre os beneficiários da isenção irá incorporar a lista dos que fazem jus ao benefício. Até então, a Urbs enquadrava no item ‘deficientes físicos’ pessoas com insuficiência renal crônica, HIV, transtornos mentais graves, mucoviscidose, hemofilia e esclerose múltipla. Todos precisam residir em Curitiba e ter renda familiar de até três salários mínimos. Para ter o direito, o usuário precisa comprovar a doença e renda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.