Funcionários da Santa Casa de Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná, ocuparam novamente o antigo prédio. A nova manifestação, segundo o Paraná TV, é em protesto contra uma nova decisão da Justiça, que devolveu o hospital aos antigos administradores.
O grupo, cerca de 40 trabalhadores, está no prédio desde a noite de quinta-feira e afirma que o protesto é por tempo indeterminado. Há três meses sem receber salários, os funcionários da Santa Casa, o maior hospital público de Foz, não se conformam com a crise e com a ameaça de perder o emprego.
Com uma dívida de R$ 15 milhões, os administradores suspenderam o atendimento há quase quatro meses. A Justiça chegou a nomear uma interventora, que poucos dias depois foi obrigada a deixar o cargo. A administração do hospital voltou às mãos da irmandade, uma associação voluntária, formada por representantes da comunidade.
O destino do hospital deve ser um leilão, já que os atuais administradores informaram que vão desfazer a associação. Nesse caso, a Justiça deve nomear um dos credores para decidir como será feito o processo de venda do prédio, do terreno e dos equipamentos. Parte do dinheiro arrecadado deve ser usada na folha de pagamento dos 360 funcionários e também para cobrir acordos trabalhistas.



