Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Erro

Funerária de Ponta Grossa troca corpos de idosos

Os corpos de dois idosos falecidos em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, foram trocados durante a madrugada da última quarta-feira (25), enquanto eram liberados pela Santa Casa de Misericórdia, no Centro da cidade. O problema foi detectado na funerária contratada pela família do falecido Orlando Tizon Carneiro, 69, quando um dos filhos quis ver o corpo do pai antes de ser colocado no caixão, ainda na madrugada do dia 25.

O genro Humberto Marcelino Moura, 40, presenciou o momento em que o filho não reconheceu Orlando. “Eu cheguei a ter um pouco de dúvida porque o corpo estava inchado. Mas ele apresentava uma cicatriz de cirurgia na barriga e meu sogro nunca fez cirurgia”, afirma Moura. Outros dois filhos – dos 17 que Orlando tinha – também estiveram na funerária e confirmaram que o corpo não era o do pai deles. Tratava-se de Oscar Ribeiro do Valle, falecido aos 80 anos, que já deveria ter sido encaminhado para Piraí do Sul (Campos Gerais).

Humberto relata que quando procurou o hospital, para desfazer a confusão, o cadáver do sogro já estava pronto para ser enviado a Piraí do Sul, como se fosse o de Oscar. O corpo de Orlando foi transportado do hospital até a funerária – também na região central da cidade – no carro que veio de Piraí do Sul para buscar o outro corpo. A troca foi desfeita em seguida e os dois corpos seguiram para suas respectivas famílias.

Segundo a funerária de Ponta Grossa, o problema aconteceu porque as etiquetas com os nomes dos mortos estavam trocadas. A direção do hospital contesta essa informação. “A Santa Casa entende que não foi uma falha interna, mas sim no momento de transladar o corpo, considerando inclusive a semelhança entre os nomes [Orlando e Oscar] como motivador do equívoco. No entanto, uma sindicância interna já foi aberta para apurar as circunstâncias em que o fato ocorreu”, afirma a instituição, por meio de nota à imprensa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.