• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Com a chegada das festas de fim de ano e as férias de muitas famílias, o período entre dezembro e março, durante o verão, coincide com um dado preocupante registrado em Curitiba. É a época do ano que ocorrem mais furtos a residências na capital. Dezembro de 2015, por exemplo, foi o mês com mais registros daquele ano, 696. Janeiro, fevereiro e março deste ano também são os meses com registros mais altos, 675, 619 e 670 em 2016. Maio registrou um número mais alto, uma exceção histórica em 2016. O dado dos últimos referente a este mês é baixo.

Em razão do alto número deste tipo de delito durante o verão, a reportagem foi ouvir o especialista em prevenção de crime por meio da arquitetura, o coronel da reserva da PM-PR Roberson Bondaruk.

Saiba quais são as dicas para evitar ser vítima de furto a residência durante as férias

Janelas e portas

De acordo com o coronel Bondaruk, é muito importante que todas as janelas e portas tenham segurança reforçada durante a saída para as férias. Além disso, é fundamental que todas as entradas do imóvel tenham suas fechaduras verificadas para não deixar nenhuma facilidade para o ladrão. Se for necessário, coloque mais um cadeado, mais uma corrente. “Tudo que se coloque entre o objeto e o ladrão age em seu favor. O criminoso sempre corre contra o tempo”, afirmou Bondaruk.

Correspondências

Combine com um vizinho de confiança ou algum parente para que ele recolha as correspondências e panfletos entregues na sua residência durante seu passeio. “É fundamental tentar dar uma aparência de ocupação na casa”, disse o oficial. Procure jornais e revistas e encaminhe para o local onde você estará.

Não mude hábitos

Não mude o jeito de deixar sua cortina só porque você saiu de casa. Será mais um indício que a casa está sozinha. Muitos suspeitos ficam de olho para mudanças nos hábitos e na rotina nas casas para se aproveitarem do momento.

Não deixe objetos de valor expostos

Não se esqueça de verificar se não deixou na parte externa de casa aquela bicicleta que você quase não usa, mas sentirá falta. Além disso, TVs, computadores, entre outros eletroeletrônicos, devem ser guardados, sem permanecer expostos dentro de casa. Joias? Dinheiro em casa? Use um cofre muito bem escondido.

Iluminação

Não deixe qualquer lâmpada ligada em casa durante todo o período que estiver fora. É um indício forte que não tem ninguém na residência. Bondaruk aconselha a todos usarem uma iluminação com sensor de luz ou de presença.

Cachorro em casa

Se conseguiu combinar com aquele vizinho ou parente para retirar suas correspondências, peça para que alimente seu cachorro. Muitas famílias levam seus animais de estimação para suas viagens, mas a presença deles em casa, independente do tamanho, ajuda muito na prevenção.

Chaves escondidas? Nunca

Por incrível que pareça, ainda é comum famílias deixarem escondidas chaves embaixo do tapete ou em vasos na parte externa de casa. Não faça isso. É mais uma chance de o ladrão entrar na sua casa dificuldade.

Não divulgue sua viagem

Não registre na rede social ou faça comentários em locais públicos próximos de pessoas que não confia sobre sua viagem. A informação será usada contra você. Ladrões estão sempre presentes em locais que você nem imagina e usarão o que for necessário para conseguir uma oportunidade para o crime.

Vizinhos solidários

É aconselhável ter uma rede de confiança no bairro formada por vizinhos para que possam se ajudar nesses momentos. Pode ser via o aplicativo whatsApp ou pelo conselho comunitário de segurança. O importante é manter o contato para que, se algo acontecer, você possa contatar uma pessoa mais rapidamente na proximidade de sua casa.

Câmeras

Câmeras tendem a ser inibidoras de criminosos, mas nem sempre cumprem com esse papel. No entanto, ela será fundamental para você descobrir imediatamente o que está acontecendo na sua casa. De acordo com Bondaruk, há câmeras com sensor de movimento com preços acessíveis. Se houve algum movimento estranho, você receberá a informação imediatamente por e-mail no seu smartphone.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]