Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
futuro das cidades

Com Flow, conglomerado do Google quer dominar big data do trânsito

Software da Alphabet mostrará informações de trânsito em tempo real, mas também identificará as causas dos congestionamentos e apontará soluções. Tudo isso, sem esquecer de quem não tem um smartphone

Governo dos Estados Unidos e o Sidewalk Labs, do Google, que ajudaram a financiar o projeto LinkNYC (foto), se juntaram para acabar com os congestionamentos. Resposta é um novo software. | LinkNYC/Reprodução
Governo dos Estados Unidos e o Sidewalk Labs, do Google, que ajudaram a financiar o projeto LinkNYC (foto), se juntaram para acabar com os congestionamentos. Resposta é um novo software. (Foto: LinkNYC/Reprodução)

Aplicativos e sistemas que querem dar conta de mostrar os dados de trânsito em tempo real para ajudar motoristas a escolherem seu caminho já estão por aí há algum tempo. Mas, pensando justamente em quem não tem sequer um smartphone para se beneficiar desses apps, o time dedicado às soluções em tecnologia urbana da Sidewalk Labs, empresa vinculada à Alphabet, do conglomerado do Google, anunciou na última quinta-feira (17), em conjunto com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos, o desenvolvimento de “Flow”.

Flow é um software que não só vai mostrar os problemas em tempo real para os usuários, mas também vai reunir uma série de informações – incluindo aquelas do Google Maps e do Waze, além de dados municipais e outros – para identificar o que está causando congestionamentos e quais áreas da cidade precisam de algum tipo de serviço, melhoria ou obra. As informações são do site especializado CityLab e do jornal The New York Times. A Sidewalk Labs é a mesma que ajudou a financiar o projeto de tecnologia de informação de trânsito, turismo e serviços de Nova York, o LinkNYC.

Para o pessoal do Sidewalk Labs, o novo software é uma forma de auxiliar não só os agentes públicos, mas também a população como um todo. Como? Flow terá “braços físicos”, na forma de quiosques ou totens, que trarão todas as informações de forma inteligível. Daí a ideia de que não só quem tem smartphone vai se beneficiar da ideia.

De acordo com o NYT, o anúncio da parceria entre a empresa e o governo federal norte-americano é parte da competição “Desafio da Cidade Inteligente”, do Departamento de Transporte. As sete finalistas – São Francisco, Austin, Columbus, Denver, Cidade do Kansas, Pittsburgh e Portland –estão tentando convencer o órgão de que possuem as melhores ideias para aplicar os US$ 40 milhões oferecidos como prêmio da competição.

Em contrapartida ao apoio do governo federal, a Sidewalk deve trabalhar com essas sete das finalistas para refinar a tecnologia do Flow.

“Nós estamos pegando tudo, de dados anônimos de celular a bilhões de milhas de viagens, dados de censos, e colocando tudo em uma plataforma que dará tanto para o setor privado quanto para o público a capacidade de realmente entender dados de uma maneira que eles não fizeram antes”, disse Daniel L. Doctoroff, chefe-executivo da Sidewalk Labs ao NYT.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.