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Manifestantes marcaram presença na Câmara durante a votação do  projeto que permite a presença de doulas no parto | Divulgação/Câmara dos Vereadores de Curitiba
Manifestantes marcaram presença na Câmara durante a votação do projeto que permite a presença de doulas no parto| Foto: Divulgação/Câmara dos Vereadores de Curitiba

A população engajada de Curitiba vai ganhar mais um aliado a partir do próximo mês. A capital paranaense é uma das sete que terão uma página oficial de abaixo-assinados no Change.org, permitindo que cidadãos consigam visualizar os problemas da cidade de maneira mais organizada e direta e que a prefeitura possa responder suas demandas diretamente na plataforma online.

Batizado como ‘Cidades que Respondem’, esse será mais um canal na cidade que aproximará a população do poder executivo, como já ocorre com o Facebook e o Colab.re (leia mais abaixo). A diferença é que o Change.org é uma plataforma que reúne mais de uma pessoa em torno de uma causa em comum.

A ideia é que cada prefeitura também tenha um perfil oficial para chancelar suas respostas no próprio site. Até o momento, a diretoria da plataforma já conversou com as administrações de Rio e São Paulo. Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife também deverão ser procuradas nas próximas semanas, diz Lucas Pretti, diretor do Change.org.

“Pretendemos sentar com as outras cinco cidades e ter a certeza que a abertura será grande. É a possibilidade de eles conversarem ainda mais com seus cidadãos”, afirmou Pretti, para quem a ferramenta funcionará como um Reclame Aqui público, portal que mantém parceria com diversas empresas para receber e responder reclamações de clientes.

A aproximação da sociedade com o poder público foi um dos desdobramentos da massificação do acesso à internet. Primeiro por meio de blogs. Agora, com sites de reclamação e perfis em redes sociais. A própria prefeitura de Curitiba é um exemplo disso. A atual gestão se notabilizou por te rum perfil ativo no Facebook, onde costuma dialogar diretamente com quem comenta suas postagens.

Além da tradicional central 156, outra plataforma de interação utilizada pelo executivo municipal é o Colab.re. Nele, o cidadão tem três abas de opções para fiscalizar, propor e avaliar. Ao clicar sobre uma delas, são oferecidas categorias de acesso como limpeza urbana e iluminação, educação e cidadania, entre outras. De acordo com dados encaminhados pelo Departamento de Internet e Mídias Sociais da Secretaria da Comunicação Social, a prefeitura recebeu 4.324 colaborações em 2015 -- 54% delas tiveram o atendimento finalizado.

Números

Curitiba é a terceira cidade brasileira com mais usuários do Change.org, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A capital paranaense conta com 200 mil dos seis milhões de usuários ativos da plataforma no país. No mundo, são 145 milhões de usuários. Atualmente, 29 abaixo-assinados estão abertos na cidade aguardando resposta do poder público – como o que pede uma ciclovia ligando o bairro Santa Felicidade ao centro, possivelmente dentro do projeto de revitalização da Manoel Ribas.

Três petições tiveram êxito na cidade: uma que pedia a aprovação do projeto de lei para permitir a atuação das doulas em maternidade (o projeto foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Gustavo Fruet no última segunda-feira); outro que evitou o corte de uma árvore Plátano centenária em função da realização da Copa do Mundo; e um terceiro que garantiu a renovação do convênio para manutenção das atividades da escola profissionalizante Maria Ruth Junqueira.

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