Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mobilidade

Nova legislação força saída do Uber da Hungria

É a primeira vez que o aplicativo decide suspender seus serviços em um país da União Europeia

 | FERNANDA CARVALHO/FOTOS PUBLICAS
(Foto: FERNANDA CARVALHO/FOTOS PUBLICAS)

O aplicativo Uber anunciou que suspenderá seus serviços na Hungria a partir do próximo dia 24 de julho. Segundo sites internacionais e as agências de notícias AFP e Reuters, a empresa tomou essa decisão após a aprovação, em junho, de uma nova lei que permite às autoridades bloquearem o acesso à internet de serviços considerados ilegais. Ao interpretar a lei como um ultimato, o Uber tomou pela primeira vez a decisão de deixar um país da União Europeia.

À Reuters, o gerente geral do Uber para a Europa Central, Rob Khazzam, disse que o desenrolar das discussões legislativas na Hungria nos últimos 18 meses – repletos, principalmente, da pressão de serviços de táxi – levou a empresa a tomar “essa difícil decisão”.

O aplicativo tem cerca de 160 mil usuários ativos em Budapeste atualmente, e 1,2 mil motoristas parceiros, que agora correm o risco de perder suas licenças e seu ganha pão.

Khazzam reforçou à Reuters que a situação não é resultado de um banimento do Uber da Hungria. “É apenas uma suspensão forçada, nós não tivemos outra alternativa pelas autoridades da Hungria”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.