• Carregando...
Na foto, uma iniciativa semelhante do Instituto Renault, “O trânsito e eu”,  que teve a sua estrutura adaptada para ser usada nas oficinas de mobilidade do iCities Kids em Curitiba. | Divulgação/
Na foto, uma iniciativa semelhante do Instituto Renault, “O trânsito e eu”, que teve a sua estrutura adaptada para ser usada nas oficinas de mobilidade do iCities Kids em Curitiba.| Foto: Divulgação/

Fazer as crianças pensarem em questões como a gestão resíduos, a geração de energia renovável e o uso da robótica nas cidades a partir de uma “mini cidade”. Essa é a ideia do iCities Kids, evento realizado pelo Instituto Renault e patrocinado pela Renault e pela Itaipu, com apoio de diversas entidades, e que abre nesta sexta-feira (16), em um espaço ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba. Durante a semana, as atividades serão voltadas a alunos da rede municipal de ensino e, aos sábados e domingos (17,18, 24 e 25 de setembro), será aberto ao público que quiser levar ao evento crianças entre 7 e 11 anos, acompanhadas dos pais. A meta é fazer com que mais de 800 estudantes participem das oficinas propostas.

Um dos idealizadores do iCities Kids, o diretor de marketing do iCities, André Telles, explica que o grande objetivo do evento é despertar nas crianças o papel de influenciadoras para uma cidade diferente no futuro. “Sabemos que isso dá certo, a exemplo de experiências como o Lixo que não é lixo, e que as crianças são as grandes influenciadoras dos pais”.

Leia mais sobre o Futuro das Cidades

Curitiba recebe menção honrosa em prêmio de transporte sustentável

Os cinco desafios da cidade do futuro

Curitiba fica em terceiro em ranking das cidades inteligentes

A parte sobre mobilidade terá a estrutura aproveitada de um outro projeto semelhante do Instituto Renault, “O Trânsito e Eu”, mas de forma readaptada, com foco não só na apresentação do carro elétrico aos pequenos mas também nos papeis do pedestre e do ciclista. Outra oficina disponível para os estudantes vai abordar as energias renováveis e a gestão de resíduos, com a utilização, entre outros materiais, de mini painéis solares, uma maquete da Usina de Itaipu e um gerador eólico. Outro tema apresentado às crianças será a “cultura do lixo” e o “conceito lixo zero”. Para isso, serão instalados no local uma composteira de resíduos sólidos e uma horta suspensa.

E, dentro do conceito inovação, está prevista uma oficina de robótica, de responsabilidade da equipe da Robótica Kids. Nela será possível interagir com robôs e ver como projetos construídos por crianças podem auxiliar no dia a dia das cidades. Para demonstrar esta questão serão expostos jardins inteligentes que economizam água e energia.

Curitiba quer juntar cadastros e criar cidadão único

Quito é pioneira na América Latina no uso de bicicletas elétricas

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) também participa do evento com brinquedos e atividades voltadas às crianças num espaço ao lado do iCities Kids. O evento é apresentado pelo Instituto Renault e conta com o patrocínio de Itaipu e Renault, além do apoio da Nutrimental, Grow, Cultura Inglesa, Baldo, Editora Positivo, Robótica Kids, Schneider Electric, IBQP, Oxil e ICI – Instituto das Cidades Inteligentes.

Serviço

iCities Kids. Data: 16 a 25 de setembro. Horário: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Local: Ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui - Alameda Ecológica Burle Marx, s/n. Santo Inácio – Curitiba – PR. Atenção: durante a semana o evento é voltado para estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba. Apenas aos sábados e domingos é que a atração estará aberta ao público em geral. A participação das crianças é gratuita e no final de semana funcionará com sistema de senhas. Mais informações: http://www.icities.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]