Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu

Garganta do Diabo incomoda religiosos

Salto pode ser nomeado “A Voz de Deus”

 |

Foz do Iguaçu – O maior dos saltos das Cataratas do Iguaçu pode mudar de nome. Um grupo de evangélicos de Foz do Iguaçu, apoiado por empresas ligadas ao turismo da cidade, iniciou uma campanha para mudar o nome da Garganta do Diabo.

Com cerca de 80 metros de altura, a queda d’água que impressiona os turistas pela força da vazão das águas é oficialmente denominada Salto União, por estar nos limites dos territórios argentino e brasileiro. Mas acabou sendo popularmente conhecida por Garganta do Diabo por influência de lendas indígenas.

Segundo o pastor da Igreja Evangélica Ceifa e um dos líderes da campanha, Nélio Sander, não se sabe ainda qual nome seria apropriado para rebatizar a queda d’água. Inicialmente a idéia é consultar a população, mas os evangélicos deixam uma sugestão: trocar Garganta do Diabo por "A Voz de Deus".

Sander diz que começou a pensar sobre o assunto há seis anos pelo fato de considerar o nome Garganta do Diabo negativo. "É preciso retirar aquilo que dá um enfoque de honra para o Diabo e não dá a glória para quem de fato é o criador, Deus", explica.

Na visão dos religiosos, tanto evangélicos quanto católicos, o nome da Garganta do Diabo influencia negativamente a cidade. "Se o nome mudar vai repercutir em benefício para a cidade, para os habitantes e para o turismo, que está em queda", completa o apóstolo evangélico uruguaio que está apoiando a mudança, Alberto Acenjo.

O presidente do Convention Bureau de Foz, Felipe Gonzalez, classifica a iniciativa de salutar. Mas segundo ele, na visão dos empresários do setor o ideal seria chamar a ‘Garganta" pelo nome oficial, Salto União.

O diretor da Secretaria de Turismo de Missiones, Argentina, Rubem Peralta, também apóia a idéia, mas diz que é preciso consultar os órgãos turísticos argentinos para ver se o país encampará a proposta, já que o nome Garganta do Diabo é bastante difundido e comercialmente benéfico ao turismo. Na próxima segunda-feira, brasileiros e argentinos se reúnem em Foz do Iguaçu para tratar do assunto.

Para o turista canadense Oliver Roup, 32 anos, o nome é apropriado porque o salto causa expectativa e temor. "Pode ter o nome de Deus também porque o lugar é maravilhoso, mas acho a mudança desnecessária", diz.

Essa não é a primeira tentativa de se mudar nomes em Foz do Iguaçu. Em 2005, um vereador propôs alterar a grafia Foz do Iguaçu para Foz do Iguassu. O projeto, que tinha apoio do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, foi engavetado pelos vereadores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.