Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Folia

Garibaldis e Sacis abrem o carnaval de Curitiba

Orquestra Contemporânea de Olinda será a convidada para acompanhar o bloco curitibano, a partir das 15 horas deste domingo

Ziriguidum: Garibaldis e Sacis completa 15 anos de vida |

1 de 1

Ziriguidum: Garibaldis e Sacis completa 15 anos de vida

O bloco Garibaldis e Sacis faz sua "estreia" na Rua Marechal Deodoro neste domingo. O tradicional grupo de pré-carnaval, que marcou história no Largo da Ordem, integra pela primeira vez o calendário oficial do carnaval de Curitiba. O desfile das oito escolas de samba da cidade acontece no dia 1.º de março.

INFOGRÁFICO: Veja as ruas que serão bloquedas para o evento

Para comemorar seus 15 anos de existência, uma convidada pernambucana: a Orquestra Contemporânea de Olinda é a grande atração da primeira "saída" dos foliões, marcada para as 15 horas. Ruas do entorno da Arena pré-carnaval, como está sendo chamado o espaço no Centro de Curitiba, estarão bloqueadas a partir das 14 horas.

Para o maranhense Itaér­cio Rocha, um dos fundadores do grupo, a volta à Marechal após 16 anos "valoriza as origens do carnaval curitibano". Para o bem da primeira folia do ano, os integrantes do Garibaldis e Sacis fazem um pedido: que todos, durante a folia, usem amarelo e vermelho, as cores do bloco.

"Regras"

O carnaval deixa a Ave­nida Cândido de Abreu, no centro Cívico. Para chegar à Marechal, no entanto, algumas "regras" foram estabelecidas pela organização, a cargo da prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba: não será permitido, por exemplo, entrar na Arena pré-carnaval com garrafas e latas de bebidas. Outra medida de precaução é em relação à venda de bebidas alcoólicas, que será interrompida 40 minutos antes do horário previsto para o fim do desfile dos blocos. A Guarda Municipal e seguranças particulares estarão acompanhando todo o evento. Revistas deverão ser feitas nos foliões.

As próximas saídas do bloco Garibaldis e Sacis acontecem nos domingos seguintes, dias 16 e 23. No dia 22, o bloco leva a festa até o Sítio Cercado.

Frevo

Convidada especial, a Orquestra Contemporânea de Olinda surgiu em 2008, do encontro entre músicos de frevo e de expressivos nomes da nova geração musical pernambucana. Com o primeiro disco, homônimo, ganhou a indicação ao Grammy Latino 2009 na categoria de Melhor Álbum de Música Regional Brasileira.

O show do grupo foi considerado um dos melhores de 2008 pelo jornal O Globo e conquistou meia página de elogios em crítica no The New York Times, após concerto com ingressos esgotados no Lincoln Center (NY), em 2010.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.