Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São José dos Pinhais

Garoto de 12 anos é flagrado com revólver em escola

Um garoto de apenas 12 anos foi apreendido ontem à tarde, pela Patrulha Escolar, portando um revólver calibre 38, dentro da Escola Eunice Borges da Rocha, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo o coordenador da Patrulha Escolar Comunitária local, tenente Edilberto Mazon, o adolescente teria levado a arma à escola para se impor diante dos colegas. "Ele é representante de turma e disse que os outros alunos não davam ouvidos a ele. O menino achou que levando a arma e mostrando aos amigos conseguiria manter a ordem entre eles", disse Mazon.

Ainda de acordo com o tenente, o menino não é usuário de drogas e não está envolvido com nenhum tipo de crime. "É um bom garoto e excelente aluno, só tira notas boas e vem de uma família de boa índole. Ele ficou apavorado com a situação e chorou muito", conta.

Um professor teria visto o aluno com a arma na bolsa e a escola avisou a polícia. Por portar a arma, o jovem poderá cumprir medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Mazon informou ainda que a arma era do irmão mais velho do garoto. "O revólver não tem registro e possivelmente veio do Paraguai. O responsável pela arma vai ser investigado", complementou.

Esta foi a 20.ª arma de fogo aprendida com estudantes no Paraná de acordo com os dados da Patrulha Escolar, desde o início do ano. Em 2005, durante todo o ano foram apreendidas 58 armas, em 2006; outras 65 foram recolhidas. "Considerando que estamos quase no meio de 2007, o total tende a reduzir ao final deste ano", disse o capitão da Patrulha Escolar Comunitária de Curitiba, José Carlos Graciano.

Para o capitão, os pais que têm arma em casa deveriam tomar cuidados simples e preventivos para que situações como essa não aconteçam. "Por exemplo: nunca deixar as munições junto à arma ou mantê-la carregada, ou ainda escondê-la e usar um cadeado para lacrar o tambor. Além disso, explicar para o filho que um revólver não é brinquedo e que nunca deve ser usado ou manuseado." Das 20 armas apreendidas neste ano, dez estavam em colégios da RMC, cinco na capital e mais cinco no interior do estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.