• Carregando...
 | Reprodução/Gazeta do Povo
| Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo levou o prêmio de melhor capa do ano na edição 2016 do prêmio ÑH, da Society For News Design (SND), que condecora os melhores trabalhos gráficos em jornais, revistas e websites na Espanha, Portugal e América Latina. A conquista veio com a capa publicada em 12 de maio, dia em que o Senado aprovou o afastamento da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Na categoria melhor capa de diários e semanários foram premiados, ao todo, 12 trabalhos, sendo dois da Gazeta do Povo. A capa do periódico da edição do fim de semana dos dias 16 e 17 de abril – quando a Câmara votava o impeachment de Dilma – também esteve entre as melhores na avaliação dos jurados, e conseguiu uma “prata” ao lado de outros quatro jornais.

Confira as imagens dos trabalhos premiados abaixo

De cara nova: mudanças no jornal foram implantadas há um ano

O jornal paranaense ainda levou um bronze na categoria de design de páginas internas, além de ficar entre os finalistas de melhor diário local – prêmio que foi conquistado pelo espanhol Las Provincias.

Marcos Tavares, editor-executivo de Imagem da Gazeta do Povo, explicou que a escolha das capas inscritas partiu de uma decisão conjunta da equipe. “A gente aliou a importância da notícia com a qualidade gráfica. Essa é uma forma que funciona”, aponta o profissional, responsável pela construção das duas capas premiadas ao lado do designer Osvalter Urbinati Filho. Osvalter foi ainda quem assinou o trabalho que ficou em 3º lugar na categoria páginas internas. A premiação está prevista para o dia 23 de novembro, em Madri.

O prêmio

Tradicional como prêmio mundial, esta é a primeira vez que o ÑH abre concorrência específica para o eixo Portugal e Espanha e países latino-americanos. A ideia do prêmio, promovido pela filial espanhola do Society for News Design (SND-E), é reconhecer o valor do design jornalístico, trabalho essencial para agregar peso às informações veiculadas pelos meios de comunicação.

No total, foram inscritos no prêmio 2.620 trabalhos de 120 meios de 15 países. Entre todos, 418 correspondiam a publicações digitais, 368 a revistas e 1.834 a jornais diários e semanários locais, regionais, nacionais e populares.

  • Capa “ouro” da Gazeta do Povo: trabalho no dia em que o Senado aprovada afastamento da então presidente Dilma Rousseff conquista prêmio de melhor capa do ano
  • Dobradinha: a capa do periódico da edição do fim de semana dos dias 16 e 17 de abril – quando a Câmara votava o impeachment de Dilma – conquistou prata
  • Um bronze na categoria Páginas Internas foi levada por um trabalho assinado pelo ilustrador Osvalter Urbinati Filho

Novo formato

Em dezembro de 2015, a Gazeta do Povo passou a circular no tamanho berliner, inteiramente colorido. Veja como foi a mudança gráfica do jornal:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]