Geólogos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontaram nesta quinta-feira (25) que diversos pontos localizados em três bairros de Umuarama possuem riscos de desabamento: jardins Petrópolis e Panorama e Parque Laranjeiras.
Segundo reportagem da RPCTV Umuarama, os bairros apresentaram locais com nível 4 de risco: o mais alto. O solo pode sofrer danos sérios com chuvas fortes. Os geólogos do Cemaden ainda informaram que em muitos casos as erosões são visíveis.
"O motivo das erosões é principalmente pela formação do solo, mas também pelo desmatamento e a ocupação indevida das margens dos rios", comentou um dos geólogos do Cemaden, Pedro Pfaltzgraff, à RPCTV Umuarama.
Segundo ele, um mapeamento com as áreas de risco será entregue para a Prefeitura de Umuarama nos próximos dias. "No documento também anexamos sugestões do que fazer em determinadas situações", explicou.
A Defesa Civil de Umuarama comentou que sabia dos problemas de erosão nos bairros, mas que não conseguiu tirar os moradores das áreas mais críticas. "As pessoas que moram nesses lugares se recusam a sair. Talvez seja pelo sentimento que têm pelo local", comentou o inspetor Enivaldo Ribeiro à RPCTV. Ele explica que um trabalho de conscientização precisa ser feito com alguns moradores.



