Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aeroportos

Gol cancela os três voos previstos para o início da manhã em Curitiba

Situação ainda é um reflexo do tráfego aéreo intenso do fim de semana e da falta de tripulação. No Paraná, apenas o aeroporto de Maringá está fechado por causa do nevoeiro

Os três voos da companhia aérea Gol previstos para sair do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, até as 9 horas desta terça-feira (3) foram cancelados. Os voos chegariam de Maringá, no Noroeste do estado, do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para então seguir viagem. Um voo da Tam, que seguiria para o Rio de Janeiro às 10h35, também foi cancelado.

De acordo com a Gol, os passageiros desses três voos devem ser transferidos para um outro avião da empresa, que deve deixar o aeroporto por volta das 10h10.

Levantamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgado às 13 horas desta terça-feira mostra que o movimento nos aeroportos está se normalizando no País, após um fim de semana problemático com registros de vários atrasos e cancelamentos. Até as 13 horas, entre os 1.127 voos programados para o período, 203 (18%) estavam atrasados em todo o País. Outros 47 (4,2%) foram cancelados.

Os voos da companhia aérea Gol eram a maioria dos atrasados. Do total de 398 voos da empresa previstos para esta terça, até as 13 horas, 145 (36,4%) registraram atrasos de mais de meia hora. Outros 34 (8,5%) foram cancelados. No Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, 17 voos foram cancelados de um total de 63 e quatro foram cancelados. No Santos Dumont, também no Rio, entre os 76 voos previstos, dez foram cancelados e outros dez estavam atrasos.

Em São Paulo, a situação estava bem melhor para os passageiros. Dos 109 voos previstos no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, 12 foram cancelados e 17 estavam atrasados até as 13 horas. Já no Aeroporto de Guarulhos, 18 voos, de um total de 97, estavam atrasados e três foram cancelados.

Procurada pela reportagem da Gazeta do Povo nesta terça-feira, a companhia aérea Gol informou que os atrasos nos voos ainda eram um reflexo da situação enfrentada no fim de semana. A companhia havia informado, em nota, na segunda-feira (2), que os atrasos foram resultado do "intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira (30)". A Gol explicou que, neste dia, algumas tripulações "atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impedidos de seguir viagem, o que gerou um efeito em cadeia". De acordo com a empresa, o período de retorno das férias escolares também colaborou para o aumento dos problemas.

Aeroporto de Maringá fica fechado por 17 horas por causa do nevoeiro

Os principais aeroportos do Paraná operavam normalmente na manhã desta terça-feira (03), por volta das 7h45, com exceção do Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, no Noroeste do Paraná, que ficou fechado por 17 horas. O terminal reabriu para decolagens por volta das 10h30 desta terça-feira (3). No entanto, nehuma aeronave está em solo aguardando voo. O terminal continua fechado para pousos desde às 17 horas de segunda-feira (2), por causa do mau tempo.

De acordo com o balcão de informações do local, não há previsão para retomada das atividades. Até às 10h30 desta terça-feira, cinco voos já haviam sido cancelados, entre eles um da Gol, rumo a Curitiba e um da Trip, para Londrina.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, operava por instrumentos desde as 16h30 de segunda-feira (2). Com isso, por volta das 13 horas, havia 16 voos atrasados no terminal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Além disso, três voos da Gol e um da Tam foram cancelados.

Os outros terminais do interior do estado também estavam abertos para pousos e decolagens. O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, operavam de modo visual na manhã desta terça-feira.

A Infraero não registrou atrasos e nem cancelamentos no terminal de Londrina. Já no aeroporto de Foz do Iguaçu, um voo havia sido cancelado até as 8 horas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.