Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu

Gol era responsável por equipamento a cadeirante, diz sindicato de aeroportos

A executiva Katya Hemelrijk da Silva, 38, optou por arrastar-se pelos 15 degraus de escada que dava acesso à aeronave no aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) por não haver instrumentos de acessibilidade que garantissem sua entrada segura no avião

Companhia aérea não dispunha do equipamento para carregar pessoas em cadeiras de rodas até o avião | Reprodução/Facebook
Companhia aérea não dispunha do equipamento para carregar pessoas em cadeiras de rodas até o avião (Foto: Reprodução/Facebook)

O Sineaa (Sindicato Nacional das Empresas de Administração Aeroportuária) divulgou nota de esclarecimento nesta segunda-feira (8) responsabilizando a empresa aérea Gol pelos problemas com acessibilidade de cadeirantes a um voo em Foz do Iguaçu (PR).

A executiva Katya Hemelrijk da Silva, 38, optou por arrastar-se pelos 15 degraus de escada que dava acesso à aeronave no aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) por não haver instrumentos de acessibilidade que garantissem sua entrada segura no avião. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) notificou a Gol, empresa aérea, e a Infraero, responsável pelo aeroporto, para prestarem esclarecimentos.

Em carta à Folha de S.Paulo, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) contestou a reportagem dizendo que " a Resolução 280 da Anac, capítulo III, parágrafo 1º, o administrador do aeroporto é o responsável por disponibilizar e operar os equipamentos e dispositivos, como rampas, elevadores e cadeiras de rodas especiais que permitam o acesso dos passageiros à aeronave, o que não aconteceu no referido episódio".

O Sineaa esclareceu que a resolução 280 estipula um cronograma de transferência dessa responsabilidade das empresas aéreas para o operador aeroportuário e que, no caso de Foz do Iguaçu, a responsabilidade só será da Infraero a partir de janeiro de 2015. O sindicato critica as imposições que estão sendo feitas pelo órgão de regulação sem que sejam discutidos as receitas que vão garantir o fornecimento dos serviços.

"O Sineaa entende que essa é uma discussão ainda mais ampla, que deve ser feita sob a coordenação da SAC (Secretaria da Aviação Civil), visto que a ANAC tem criado uma série de novas exigências, principalmente nos campos de safety/security, sem que fique claro como será enfrentado o custeio dessas novas exigências", informa a nota.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.