• Carregando...
Em Cascavel, casas e ruas alagadas por causa das chuvas | Mateus Barbieri / Jornal Hoje
Em Cascavel, casas e ruas alagadas por causa das chuvas| Foto: Mateus Barbieri / Jornal Hoje
  • Em Juvinópolis, distrito de Cascavel, casas, ruas e estabelecimentos ficaram destruídos
  • O estrago foi grande em Juvinópolis, distrito de Cascavel,

Em reunião de emergência realizada no final da tarde deste domingo (08) no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB), a Defesa Civil e alguns secretários de estado apresentaram um balanço dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem o Paraná. Na ocasião, ele anunciou que decretará estado de emergência em 70 cidades do estado.

Segundo dados divulgados pela Defesa Civil, até a tarde, foram confirmadas nove mortes e uma criança está desaparecida, em Guarapuava, no Centro-Sul do estado. A região é a que registra os maiores volumes de chuva de forma concentrada, o que provocou o aumento de água de rios de diversas regiões, que saíram do leito.

Conforme o balanço das 18 horas da Defesa Civil do estado, 2.056 pessoas ficaram desabrigadas e 1.906 permaneciam em abrigos públicos. Ao todo, 3.592 ficam desalojadas (ou seja, tiveram que ser transferidas para a casa de parentes ou amigos), sendo que 49 ainda não voltaram para as suas residências.

Outras pessoas que moram próximas a barragens Cavernoso II e Salto Osório, também localizadas na região Centro-Sul, estão sendo alertadas a deixar suas casas, já que há o risco de os reservatórios transbordarem. Na região de Cavernoso, 30 famílias foram retiradas do local.

Segundo a Simepar, em oito dias choveu três vezes mais que a média histórica do mês de junho. As chuvas se devem a uma frente fria que ficou estacionada sobre o estado. A previsão é que elas continuem na próxima semana.

Até agora, 16 municípios receberam ajuda humanitária, como cesta básicas, colchões e cobertores. Richa afirmou também que solicitou ajuda do Governo Federal para atender a população.

O governo informou ainda que disponibilizou dois helicópteros para ajudar as ações em Guarapuava. Um outro helicóptero foi enviado para Cascavel na tarde de domingo, porém ele não conseguiu pousar devido ao mau tempo.

Sem luz

Conforme a Copel, as chuvas deixaram ao menos 70 mil residências sem energia elétrica. As regiões mais afetadas foram a Oeste (23 mil) e a Centro-Sul (23 mil). Em Curitiba e Região Metropolitana, 2,3 mil moradias ficaram sem luz.

A Copel declarou que a previsão é que a energia seja completamento restabelecida até a manhã de segunda-feira (9).

Já a Sanepar informou que 11 municípios tiveram problemas de abastecimento de água. Segundo a estatal, caminhões pipa foram enviados para algumas destas cidades.

Verba para a saúde

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que repassará R$ 6 milhões para os 70 municípios por meio do programa Vigia SUS. O dinheiro poderá ser usado para a compra de remédios e a contratação emergencial de novos médicos.

Rodovias

Ao todo, 12 trechos de rodovias estaduais e federais estão interditados e sem previsão de serem liberados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]