• Carregando...

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse nesta quinta-feira (12), em São Paulo, que o governo está implantando um plano emergencial para verificar todas as barragens de rejeitos de mineração no estado de Minas Gerais. Segundo ele, serão contratados 29 técnicos especializados em geotecnia para estudar toda região. Além disso, serão liberados pelo Tesouro Nacional R$ 9 milhões para serem utilizados em treinamento dos funcionários do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Multa a Samarco por desastre em Mariana deve chegar a R$ 250 milhões

Leia a matéria completa

“A ideia é realizarmos auditorias independentes das diversas barragens que existem em Minas Gerais para fazermos uma dupla checagem das informações que hoje detemos da região”, disse o ministro.

Braga também justificou a redução da verba destinada ao DNPM este ano, em cerca de 10%. Segundo ele, essa medida foi tomada por razões do contingenciamento do governo, por conta do ajuste fiscal.

“É verdade que o DNPM, como todas as agências e todos os departamentos estão com recursos contingenciados. Mas, isso não significa descumprimento de fiscalização por parte do DNPM. Até porque nossa fiscalização nessa questão é complementar. Quem autoriza as barragens é o Meio Ambiente. Cabe a ele fiscalizar”, disse o ministro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]