Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pouca adesão

Governo está reformulando projeto para ofertar internet nos 399 municípios do Paraná

O projeto Rede 399, criado em 2013 pelo governo estadual com o objetivo de proporcionar conexão à internet em todos os municípios paranaenses, está sendo reformulado. Com pouca adesão dos municípios interessados, a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SEAE) assumiu o papel de protagonista e está fazendo o contato com as prefeituras.

Inicialmente, prefeituras procuravam a SEAE e se cadastravam, informando os locais em que pretendia instalar rede. A secretaria recebia também cadastro de provedores interessados em atuar nos municípios, providenciava os modelos de contrato e edital para licitação.

De acordo com Eliane Rocha, da SEAE, está sendo feito um estudo-piloto em dez municípios, para diagnosticar os principais entraves e necessidades de cada região. “Percebemos um gargalo muito grande em várias áreas, onde a internet não chega ou o sinal tem péssima qualidade. Agora estamos assumindo um papel mais ativo, para propor maneiras de levar a internet não só às sedes dos municípios, mas atender também as áreas rurais”, diz.

No projeto original, os provedores locais se aproveitariam da rede de fibra óptica da Copel – presente nos 399 municípios, para ofertar internet banda larga, tendo alguns benefícios como redução no valor do ICMS de mercadorias adquiridas para implantação da rede e financiamentos via Fomento Paraná. Mas a expansão esbarrou no baixo interesse dos provedores e na falta de recursos das prefeituras. “É uma necessidade grande, e que pode contribuir de muitas maneiras ao desenvolvimento do município, facilitando o turismo rural, por exemplo”, diz Eliane.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.