O governo do Paraná prevê contratar 423 agentes penitenciários para atuar em unidades prisionais do estado. A autorização para a realização do concurso público já foi assinada pelo governador Beto Richa (PSDB), segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo. Os candidatos aprovados no concurso vão substituir os 423 agentes penitenciários contratados temporariamente no fim do ano passado por meio de Processo Seletivo Simplificado.
A AEN informou que o salário bruto inicial será de R$ 3.568, mas as datas das inscrições e das provas ainda serão definidas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, responsável pelo sistema prisional do estado. Atualmente, o Paraná conta com um efetivo de 3.126 agentes penitenciários concursados, que atuam em 28 penitenciárias.
O último concurso público para a contratação de agentes penitenciários no estado foi realizado em 2004. Segundo a própria AEN, é necessário ampliar o número desses servidores, para preencher vagas abertas por aposentadorias e exonerações e para garantir o funcionamento de novas unidades prisionais.



