Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidadania

Governo lança campanha contra o sub-registro

São Paulo - O governo federal lançou ontem uma campanha nacional, estrelada pelo jogador Ro­­naldo, para promover o registro civil de todos os bebês nascidos no país. A meta é chegar ao fim de 2010 com cerca de 5% de cri­­an­­­ças não registradas. Se­­­gun­­­do o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, responsável pela campanha, esse índice representa, nos padrões internacionais, a erradicação do chamado sub-registro.

Segundo Vannuchi, a campanha também pretende ampliar o acesso da população à certidão de nascimento para evitar que as pessoas cheguem à idade adulta sem ter a documentação básica, composta de RG, CPF e carteira de trabalho.

Em 2007, ano dos últimos dados disponíveis, 12,2% dos bebês não foram registrados até o primeiro ano de vida, segundo dados do governo.

"A campanha terá duas frentes. A primeira é fechar a torneira, ou seja, evitar que novos bebês deixem de ser registrados. Vamos fazer isso com a implantação de unidades interligadas em maternidades de todo o país. A outra frente é diminuir o estoque de pessoas que já são adultas e ainda não são registradas, o que vamos fazer com os mutirões." As unidades interligadas são um posto de registro instalado dentro dos estabelecimentos de saúde que realizam partos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.