• Carregando...

Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná informou, nesta quinta-feira (25), que não vai autorizar as empresas concessionárias de rodovias a aumentar as tarifas de pedágio no estado. O reajuste, previsto nos contratos de concessão, depende da homologação do DER, órgão do governo estadual. Desde 2003 o departamento não autoriza o aumento e as empresas recorrem à Justiça.

Pelo Contrato de Concessões firmado entre as concessionárias e o governo, em 1998, a tarifa é reajustada anualmente, sempre a partir de 1º de dezembro. Segundo o secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior, a decisão foi tomada pois o governo acredita que deveria ocorrer uma redução na tarifa.

O DER também anunciou decreto que irá criar uma comissão tripartite para aumentar o rigor na fiscalização das atividades das concessionárias, formada por representantes do governo, usuários e empresas, para acompanhar documentos — inclusive a grade de custos — e a execução de obras.

Seis concessionárias formam o chamado Anel de Integração no Paraná: Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia. Apenas a Ecotaratas divulgou o índice de reajuste, que seria de 4,5%. A concessionária administra a BR-277 no trecho entre Foz do Iguaçu, no Oeste, e Guarapuava, na região central.

No ano passado, as tarifas foram reajustadas em até 2,56%.

Veja a localização aproximada da praças de pedágio no Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]