
A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) busca parcerias para revitalizar e manter o Espaço das Américas, no Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu. Reportagem da Gazeta do Povo publicada ontem denunciou o abandono do espaço, inaugurado em 1997. Segundo o secretário de Turismo, Jackson Pitombo, uma das prioridades é providenciar segurança para o anfiteatro. O contrato com a equipe de vigilantes que cuidava do local venceu em agosto e não foi renovado. O serviço estava sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Pitombo disse que a Setu foi consultada pela Casa Civil para assumir o imóvel, que pertece à União, mas o trâmite ainda não foi oficializado. Mesmo assim, há interesse, segundo ele. Conversas já foram mantidas com representantes da Itaipu Binacional para reformar o prédio. Há propostas para revitalizar não só o Espaço das Américas, mas também a estrada de acesso ao local e o próprio Marco das Três Fronteiras. "Só poderemos manifestar o interesse a partir da parceria com a Sesp e Itaipu e ter o uso compartilhado da área que interessa pela localização e por se ponto estratégico", diz o secretário.
A ideia da Setu é fazer parcerias com outras instituições para usar o Espaço das Américas em conjunto. Pitombo vai estar em Foz do Iguaçu na próxima quarta-feira e pretende visitar a área.



